Traduzir

Rádio Graciosa


21 junho 2013

Resumo Semanal 17 a 21 de Junho de 2013


Edilidade pergunta depois de decidir


O Executivo de Santa Cruz da Graciosa promoveu uma votação na Biblioteca Municipal, sobre o futuro do trânsito da Rua D. Afonso Henriques.

Depois de realizar obras de fundo, nomeadamente levantar o piso da rua D. Afonso Henriques até ao nível do passeio, para prolongar a zona de lazer, Manuel Avelar, presidente da Câmara Municipal, diz que é chegada a altura de abrir a discussão sobre a organização do trânsito naquela que é a principal praça de Santa Cruz da Graciosa.

Assim depois de aprovar o projeto, realizar e a obra Avelar Santos quer saber a opinião dos Graciosenses sobre a possibilidade de abrir ao trânsito a Rua D. Afonso Henriques num só sentido.




Graciosenses divididos sobre actuação deste executivo municipal

Na semana passada, a Rádio Graciosa promoveu no seu site uma consulta, sobre como classificavam a actuação, do atual executivo camarário.

Do universo de 57 participantes, a maioria com 45% respondeu que a Graciosa regrediu com a actuação deste executivo. Com uma percentagem quase igual, 43% surge em segundo lugar a resposta de que a Graciosa evoluiu.

A opção de que a ilha estagnou, com esta governação, foi escolhida por 10% dos participantes.

Com estes resultados pode-se concluir que há um empate técnico, sobre a atuação do executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa.




Projecto Climat em risco

O projecto Climat da Universidade dos Açores foi implementado por várias fases, chegando a todas as ilhas do arquipélago e constitui desde 2004 um instrumento importante para todos aqueles que queiram consultar alguns dos dados sobre o estado do mar, altura das ondas, espaço entre elas ou a sua direcção.

Eduardo Brito do Departamento de Climatologia da Universidade dos Açores, disse que há grandes dificuldades para conseguir fazer avançar o projecto, que se tem mantido operacional.

O problema verifica-se com as verbas necessárias à manutenção do que já existe, pois segundo Eduardo Brito, as dificuldades que a Universidade Dos Açores está a passar com a famosa lei dos compromissos, leva a que a verba exista, mas na prática não tem acesso a ela.

O maior drama do projecto é agora não haver capacidade para reparar os equipamentos, na ilha Graciosa é exemplo disso a câmara de vigilância do estado do tempo que está avariada desde 31 de outubro, e uma estação meteorológica por montar.

Na ilha Graciosa está ainda a funcionar a bóia ondógrafo, equipamento que quando avariar poderá ficar por reparar, fazendo assim muita falta a quem já utilizava com regularidade a informação sobre o mar nesta ilha.

 


Quebra no Turismo continua a acentuar-se

Depois de em Janeiro, Fevereiro e Março o número ter decrescido, em relação a 2012, Abril teve um ligeiro aumento, de 928 em 2012 para 958 em 2013.

Podemos constatar que 2013 será um ano muito mau, se algo não for feito urgentemente, para as Unidades Hoteleiras da Ilha.

Em apenas 4 meses, a ilha Graciosa já perdeu 2142 pessoas face a 2012.

Relembramos que em igual período de 2012 já tinham dormido 4 533 pessoas, enquanto em 2013 apenas 2391 pessoas pernoitaram nas Unidades Hoteleiras da Ilha.






Candidatos às Autárquicas 2013 na Graciosa

As Eleições Autárquicas 2013, que se realizam a 29 de Setembro, já começam a ter os seus candidatos definidos na Graciosa.

Segundo a Rádio Graciosa conseguiu apurar, por parte do PSD estão já confirmadas as candidaturas de Mónica Sousa, enfermeira, para a Junta de Santa Cruz, Marco Nuno Silva, operador de rampa, que se recandidata em Guadalupe. Marco Magalhães, trabalhador da construção civil, será candidato à Junta da Luz e José Gregório Sousa concorre à Junta de São Mateus.

Pelo PS Graciosa estão confirmadas as candidaturas de Miguel, Oliveira, empresário agrícola, para a Junta de Guadalupe, George Ortins, empresário agrícola, à Freguesia da Luz e Manuel José Ramos, funcionário público será candidato à Junta de São Mateus. Para a Junta de Santa Cruz, o PS Graciosa ainda não tem o candidato definido, mas sabe a Rádio Graciosa que a escolha está entre três nomes, são eles Paulo Jorge Cunha, Alexandre Ávila ou Sérgio Avelar.

O anúncio oficial das candidaturas, pelo PSD e PS, deverá ser feito nas próximas semanas.

Na listas à Câmara Municipal ,segundo informações a que a Rádio Graciosa teve acesso, a nº dois da lista do PS às autárquicas de Santa Cruz da Graciosa é Conceição Cordeiro, atual vice-presidente de Avelar Santos.
Quanto ao PSD também sabemos de fonte fidedigna que António Reis, bancário, será o nº dois da lista de João Cunha.
Neste momento o PS tem três vereadores e o PSD conta com dois.

 

 

Intervenção na zona balnear do Carapacho está concluída

No local, a Secretaria Regional do Turismo e Transportes, promoveu diversas intervenções, como a consolidação dos muros, o arranjo dos passeios e a remoção da antiga estrutura que ruiu, tendo caído para o interior da piscina.

Quanto à piscina mais pequena, nota-se que a circulação de água devia ser melhorada o que ainda não veio a acontecer.

 



PRIMEA BRANDS DINNER decorreu na Graciosa com 24 empresários

A Ilha Graciosa recebeu a etapa final do Programa PRIMEA, que visa a requalificação de marcas açorianas, evento promovido pela Câmara do Comércio das Ilhas Graciosa, terceira e São jorge, em conjunto com a empresa de branding IVITY BRAND CORP, de Carlos Coelho.

A Ilha Graciosa foi assim escolhida para a realização do PRIMEA BRANDS DINNER, um evento que encerra a importante fase teórica do programa de intervenção.

Nesta última etapa conjunta, vinte e quatro empresários das ilhas Graciosa, Terceira e São Jorge procuraram colocar em prática, de forma inovadora, ensinamentos eminentemente teóricos, adquiridos ao longo dos últimos dois meses.





Burro Anão a caminho do reconhecimento

No ano de 2005 teve inicio o processo de reconhecimento do Burro Anão da Graciosa, como raça autóctone.

Artur Machado, professor universitário de genética e director de Biotecnologia da Universidade dos Açores, disse que o burro anão da Graciosa tem uma identidade própria, já constatada nos primeiros estudos.

A Associação de Criadores e Amigos do Burro da Ilha Graciosa foi formalmente constituída a 19 de Março deste ano, com objectivo de auxiliar neste trabalho de certificação da raça.

Franco Ceraolo, um dos 20 sócios fundadores, diz que a associação está aberta a todas as pessoas que se interessam pela preservação deste animal, que está muito ligado à nossa história.

A ideia surge devido ao risco deste património, se vir a perder na Graciosa e continuando o projecto que foi iniciado pela graciosense Graça Mendonça.

O Burro Anão da Graciosa tem uma identidade cultural inegável na nossa ilha, uma riqueza genética que poderá trazer vários benefícios à ilha.






Maio foi um mês muito positivo para a Pesca Descarregada em Lota

No mês anterior, e em comparação com o mesmo mês do ano transacto, houve um aumento muito significativo do peixe descarregado na Lota Graciosense.

Em 2013 descarregou-se quase 13 mil toneladas de peixe, enquanto em que 2012 o número de peixe descarregado foi de pouco mais que 5 mil toneladas.

A ilha Graciosa nestes primeiros 5 meses do ano obteve cerca de 52 mil toneladas de peixe, enquanto em igual período de 2012 foi de cerca de 56 mil toneladas de peixe.






Freguesia de São Mateus questiona autarquia sobre reposição de areal, e câmara diz ter delegado competências

Valldemiro Vasconcelos, presidente da Junta de Freguesia de São Mateus, enviou um esclarecimento para a nossa redacção em que “informa a população da freguesia que todos os anos ao longo do mês de Maio /Junho o Governo Regional paga a uma firma para a limpeza do sargaço e colocação de areia na zona balnear da freguesia.

Ao tomar conhecimento de que um grupo de cidadãos da freguesia de São Mateus desta Ilha querem colaborar nessa limpeza, a Junta de Freguesia coloca à disposição todo o equipamento disponível e máquina para colaborar nessa iniciativa tão dignificante”.

A autarquia de São Mateus emitiu perante esta situação um requerimento à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, perguntando quando será colocada areia naquela zona balnear e quando serão pintados os muros, uma vez que hoje se inicia o Verão.

Entretanto a Câmara Municipal emitiu esclarecimento, em que diz ser “lamentável esta se ter descartado das suas obrigações, sendo que esta é uma função que lhe diz respeito, após a assinatura de um protocolo para a delegação de atos de competência da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa para a Junta de Freguesia de São Mateus.”

Segundo o esclarecimento do município, “este documento, que delega e define competências, foi assinado por Manuel Avelar Cunha Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, e Valdemiro Adolfo dos Santos Vasconcelos, presidente da Junta de Freguesia de São Mateus, a 5 de Abril de 2013” e segundo uma das clausulas e autarquia delega na Junta de Freguesia a “Gestão e conservação de jardins e outros espaços ajardinados”, assim como, “assegurar a gestão e garantir a limpeza e boa manutenção das zonas balneares (praia) ”. Também, por mútuo acordo, e tendo em conta a cláusula 4ª do mesmo documento, “a Junta de Freguesia obriga-se a exercer as competências delegadas, referidas na cláusula anterior”, assim como, “a responsabilidade pela execução e fiscalização das ações objeto deste protocolo competirão à Junta de Freguesia”.

Valdemiro Vasconcelos, que estava ausente da ilha, devido ao seu cargo de deputado regional, respondeu a este esclarecimento da autarquia dizendo que os acordos de cooperação, dão á Junta de Freguesia de São Mateus o dever de proceder à manutenção durante a época balnear, nunca da colocação do areal, trabalhos que sempre foram desencadeados pelo Governo Regional e pela autarquia.

O Presidente da Junta de Freguesia de São Mateus diz que o Presidente da Câmara, até prometeu que até 15 de Junho, o problema seria resolvido, o que não veio a acontecer. O autarca de São Mateus, diz que já fez o que lhe competia para a zona balnear estar preparada, faltando apenas o trabalho com o areal.

Valdemiro Vasconcelos acusa ainda Avelar Santos de “estar em abstinência com a Freguesia de São Mateus”.

 

 


Termas funcionaram na ditadura mas fecham com novo governo socialista

Num debate sobre uma alteração legislativa relativa aos profissionais de informação turística, o deputado do PSD/Açores António Pedroso lamentou que os guias turísticos não possam “neste momento mostras as termas regionais” uma vez que todas elas se encontram encerradas, sendo que no caso da Ferraria e do Carapacho na Graciosa, isso se deve à degradação verificada depois das recentes obras de requalificação.

De facto, referiu o parlamentar social-democrata açoriano, “as termas dos Açores funcionaram durante a ditadura, sem portos ou aeroportos. Sem guias turísticos. Funcionaram durante os governos do PSD/Açores, quando se começaram a construir portos e aeroportos e quando os primeiros guias turísticos começaram a aparecer, e funcionaram até durante o governo velho do Partido Socialista, quando o turismo conheceu momentos de crescimento e a actividade de guia turístico se começou a expandir”.

No entanto, “hoje, com o novo governo do Partido Socialista não há termas a funcionar nos Açores. Elas estão fechadas. Umas nunca abriram, como o Varadouro ou as Furnas, e outras mesmo reconstruídas há pouco mais de dois anos estão já a precisar de nova reconstrução”, lamentou António Pedroso.






Autarquia apoia festas de Verão

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu de forma extraordinária nos Paços de Concelho e deliberou apoiar o Coro Infanto-Juvenil de São Mateus, com 100 euros, para ajudar em despesas com uma viagem de convívio a São Jorge.

A autarquia decidiu ainda conceder os primeiros apoios às festas de Verão do concelho, nomeadamente à festa do lugar de Nossa Senhora da Saúde com 490 euros.

Nos apoios a conceder este ano foi decidido conceder às festas de freguesia 1.875 euros, curatos 1.125 euros e lugares 490 euros.

 

 

Câmara Municipal vai arrematar 5 quiosques da Praça

O Executivo Municipal vai proceder a arrematação em hasta pública de 5 quiosques sitos na Praça de Santa Cruz da Graciosa.

A arrematação decorrerá na próxima Quarta-feira dia, 26 de Junho, pelas 14h30, nos Paços do Município.

Dos quiosques a arrematação, 2 destinam-se exclusivamente a artesãos, com base de licitação de 40 euros mensais e lanços mínimos de 5 euros.

Os outros 3 quiosques terão uma base de licitação de 120 euros mensais e lanços mínimos de 10 euros. Os contratos a celebrar terão a vigência de 1 ano.

 

 

Município aprovou os termos de referência do Plano de Pormenor dos Espaços Industriais

O Executivo Camarário aprovou os termos de referência do Plano de Pormenor dos Espaços Industriais conforme previsto no PDM de Santa Cruz da Graciosa.

Após a publicação do aviso em jornal oficial de 2ª série, iniciar-se-á um período de 15 dias para participação dos interessados, podendo ser formuladas sugestões e apresentadas informações.

Durante este período, os termos da referência podem ser consultados no site da autarquia em www.cm-graciosa.pt ou na divisão técnica de obras e urbanismo. As sugestões, bem como a apresentação das informações deverão ser feitas por escrito, dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal Santa Cruz da Graciosa, Manuel Avelar Santos.

 

 

 

Animais andaram a pastar no Campo Municipal da Luz

O Campo da Luz foi alvo de vandalismo Quinta-feira, conforme algumas pessoas da freguesia denunciaram.

Desde a inauguração das obras do Municipal da Luz, que este tem sido alvo de actos de vandalismo, desta vez foi gado que entrou dentro do campo, danificando aquele piso e sujando-o com os seus excrementos.

Uma situação deplorável, com infra-estruturas construídas com bens públicas a não serem devidamente protegidas e com a população a não respeitar aquilo que é de toda a comunidade.

 

Twitter Facebook Favorites More