Traduzir

Rádio Graciosa


05 abril 2013

Resumo semanal de 1 a 5 de Abril de 2013


Destaques da Semana: 

Empresários da Restauração queixam-se de Concorrência desleal na Ilha
Depois da proprietária do Snack Bar Jale, Angelina Bettencourt, ter-se queixado, Francisco Espinola, que entregou a chave do restaurante Quinta da Grotas ao Hotel Graciosa por não ter mais forças para lutar, afirmou que os Clubes e Colectividades da Ilha fazem concorrência desleal.
Francisco Espinola, em entrevista à Rádio Graciosa, afirmou que os Clubes e Colectividades da Ilha Graciosa retiram muitos clientes aos restaurantes da Ilha.
Para Francisco Espinola, além dos brutais impostos que o sector da restauração está sujeito, os jantares, festas e bailes que os clubes organizam, muitas vezes sem licença para isso, prejudicam muito aqueles, que segundo Francisco Espinola, criam postos de trabalho, pagam impostos, pagam licenças e ajudam o Turismo a desenvolver-se na Ilha.
Francisco Espinola queixa-se que durante o Inverno são os jantares e festas nos Clubes e no Verão são os restaurantes e tascas nas diversas festas.
Num sector que já perdeu cerca de 40% dos clientes e que os lucros vêm de ano para ano a diminuir, isto é de facto um problema para os empresários da Ilha.

 

Valdemiro Vasconcelos vence eleições do PSD Graciosa
Apresentaram-se às eleições duas listas para a Comissão Política de Ilha e Mesa da Assembleia de ilha duas listas, e uma lista para o Conselho de Jurisdição de Ilha.
As eleições registaram uma afluência de 115 militantes do PSD Graciosa, tendo para a Comissão Política de Ilha a Lista A, encabeçada por Valdemiro Vasconcelos, obtido 72% dos votos, tendo a lista B, encabeçada por Tiago Louro, obtido 28%.
Para a Assembleia de Ilha a lista A, encabeçada por João Manuel Cunha, obteve 73% dos Votos, e a lista B, encabeçada por Hélder Tristão 27%.

 

Romaria Quaresmal 2013 foi um acontecimento com 49 participantes
António Silveira, mestre da Romaria, faz um balanço positivo, pois fizeram a romaria deste ano 49 irmãos, com idades entre os 8 e os 74 anos, deixando antever a continuidade deste evento quaresmal que já decorre na Graciosa à 14 anos.
O tema deste ano foi o “Ano da Fé”, promovido pelo assistente da Romaria Padre Dinis Silveira.
Todos os irmãos oraram também pelos seus pedidos particulares, pois alguns casos desta romaria resultam de promessas feitas em momentos difíceis da vida.



Continuamos em primeiro lugar a nível Nacional na Reciclagem
A Ilha Graciosa continua a destacar-se pela positiva, a nível nacional, no que concerne à recolha de cartão/ papel e vidro.
Nos primeiros meses do ano a Equiambi Graciosa, empresa responsável pela recolha e separação dos lixos da nossa Ilha, continua em 1º lugar a nível na nacional com maior retoma per capita.
Nos primeiros meses do ano a Ilha Graciosa recolheu 6,1 kg per capita de vidro, bem acima da média nacional que é 2kg por habitante. No que diz respeito ao papel a ilha Graciosa recolheu desde o início do ano 4,9 kg por habitante, quando a média nacional é de 1,5.
Relembramos que a Ilha Graciosa no ano de 2012 tinha-se destacado, também, neste campo, alcançando o primeiro lugar na recolha selectiva de carta/papel e vidro.

 
 
Prazo para pagar IMI já começou
Este mês os contribuintes começam a pagar os novos valores de IMI depois de o Governo ter desencadeado o processo de avaliação geral das casas que ainda não tinham sido avaliadas depois de 2004. Apesar de alguns contribuintes poderem ver a sua factura baixar, a maioria dos contribuintes vai pagar mais imposto.
O processo iniciado em Janeiro de 2012 implica a avaliação de 4,9 milhões de casas. Sobre a conclusão do processo, o Ministério das Finanças afirmou, na passada quinta-feira, que "os trabalhos de avaliação estão bem encaminhados para se cumprirem os prazos previamente fixados".

 

“Agentes Culturais têm que trabalhar mais em parceria”
O Director Regional da Cultura, Nuno Lopes, visitou quarta-feira a Graciosa a fim de se dar a conhecer aos agentes e associações culturais da nossa Ilha.
Nuno Lopes, na reunião que teve com esses agentes, afirmou que o intuito desta visita foi dar a conhecer as orientações que o Governo Regional está a introduzir nesta nova legislatura.
O responsável pela Cultura nos Açores diz que nestas reuniões, e à semelhança do que tem acontecido a nível regional, as grandes preocupações dos agentes culturais prendem-se com as taxas que, por exemplo, as filarmónica têm que pagar para a realização de eventos (culturais).
No entender de Nuno Lopes outro dos problemas que as associações culturais têm tido diz respeito à contabilidade e às novas regras. Por isso, o director Regional da Cultura afirma que o Governo Regional tem para apresentar aos agentes culturais as alterações às candidaturas e alguns programas para que estes possam financiar-se a eles próprios, visto que a actual conjuntura não é a melhor, como toda a gente sabe, e muitas das associações culturais continuam a procurar apoios e financiamentos junto das autarquias e governos, quando, no entender de Nuno Lopes, poderiam começar a tentar financiar-se a si próprios.
 

Carros em fim de Vida começam a amontoar-se por toda a Ilha

A Rádio Graciosa tem recebido algumas chamadas de alerta sobre carros, em fim de vida, que começam a ficar instalados por toda a Ilha, nomeadamente em parques de estacionamento e canadas.
Por isso, e porque esta situação começa a ganhar novamente forma contactamos a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa a fim de saber se o Executivo Municipal estava a preparar alguma campanha, juntamente com a Equiambi Graciosa, para tentar remover os carros em questão.
Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa em declarações à Rádio confirmou que esta é uma situação lamentável, que de quando em vez começa a ser frequente na nossa ilha. O presidente do Município relembrou que a responsabilidade por esses carros é sempre dos proprietários e que o máximo que a Câmara Municipal pode fazer é realizar, novamente, uma campanha, por toda a ilha, a sensibilizar os proprietários a abater os seus carros.
Avelar Santos comentou ainda que a empresa que explora o Centro de Compostagem da Ilha Graciosa, a Equiambi, paga aos proprietários dos carros em fim de vida uma quantia pelo abatimento das viaturas.
Esta é uma situação que os proprietários dessas viaturas deveriam ser autuados pelo abandono dessas viaturas na “praça pública” quando existe um sítio próprio para o seu depósito. Ficamos a aguardar que o civismo impere.

 

Jogo entre o Marítimo e o Guadalupe foi adiado
A Rádio Graciosa noticiou quarta-feira a realização do jogo de futebol entre o Sport Clube Marítimo e o Sporting Clube de Guadalupe. Esta informação da Rádio Graciosa tinha como fonte oficial a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Ao início da tarde do mesmo dia, soubemos de fonte não oficial que o jogo em questão não se iria realizar, tendo sido adiado para o próximo dia 10 de Abril. Esta é uma situação lamentável por parte da AFAH que comunica a realização dos jogos e depois, juntamente com os clubes, nada publica no caso de os jogos, em questão, por ventura tenham sido adiados.
Como já não é a primeira vez que isto acontece pedimos respeito por parte da AFAH para que a informação por nós prestada não seja falsa e desactualizada.

 

Número de passageiros desembarcados voltou a cair em Fevereiro

À semelhança do que tem aconteceu no primeiro mês do ano, Fevereiro foi um mês negativo para o desembarque de passageiros na Ilha Graciosa.
O mês de Fevereiro foi um mês mau quando comparado com igual período do ano 2011. Em Fevereiro houve um decréscimo no número de passageiros que desembarcaram no aeroporto de Santa Cruz da Graciosa. Em 2012 desembarcaram na Graciosa 1321 passageiros, enquanto em 2013 desembarcaram 1068 passageiros.
Relembramos, mais uma vez, que a Graciosa viu perder em 2012 cerca de 1500 turistas e por isso, algo tem que ser feito para inverter esta tendência, que não deixa de ter influência na nossa pequena economia.

 

Contas da Câmara relativas a 2012 foram aprovadas
As Prestação de Contas, da Câmara Municipal, relativas a 2012 foram aprovadas quinta-feira em reunião de Câmara.
Os Órgãos Executivos da Câmara Municipal discutiram e aprovaram o documento de prestação de contas relativas ao ano civil de 2012, com 3 votos a favor do PS e 2 abstenções do PSD. Os documentos em apreciação aprovados ontem pela Câmara Municipal, em reunião ordinária, continham os valores de “Recebimentos”, ou lucros, mais de 5 Milhões e 700 mil Euros, sendo que quase 175 mil euros eram saldo da gerência anterior, 5Milhões e 330 mil euros de receitas orçamentais e 200 mil euros de operações de tesouraria, no que diz respeito a “Pagamentos”, ou gastos, o executivo municipal no total de 5Milhões e 700 mil euros, gastou 5 milhões e 400 mil euros em despesas orçamentais, 165 mil euros em operações de tesouraria 124 mil euros para a gerência seguinte. De acordo com a proposta do Presidente da Câmara no Relatório de Gestão a Câmara deliberou ainda aplicar o resultado liquido do exercício de 2012 no valor de 93 mil euros.
Nos Paços do Concelho o executivo camarário deliberou ainda aprovar a 1ªRevisão ao Plano Plurianual de Investimentos, Actividades mais relevantes e Orçamento para 2013, da qual constam reforços na receita no valor de 66mil euros reforço na despesa de igual valor. Esta 1ª Revisão Orçamental foi aprovada com os votos a favor do PS, 3, e com duas abstenções do PSD.

Twitter Facebook Favorites More