Traduzir

Rádio Graciosa


12 outubro 2012

Notável desta semana é Elvino Sousa


Elvino Silveira Medina de Sousa nasceu a 28 de Dezembro de 1956 no Caminho da Calçada, Freguesia de São Mateus, Concelho de Santa Cruz da Graciosa.

É filho de José Medina Sousa e de Maria Silveira Medina, um dos dois filhos do casal.

A infância de Elvino Sousa foi passada na Graciosa, onde concluiu o ensino primário e ajudava os pais nos afazeres agrícolas.

Em 1970, Elvino Sousa emigrou para o Canadá com os seus pais, tinha na altura 13 anos e há 4 que já não estudava.

Elvino não tinha nenhum conhecimento de inglês e esse foi o grande obstáculo da integração no Canadá, teve muitas dificuldades para aprender o Inglês e adaptar-se à nova cultura.

Elvino Sousa trabalhava à noite para ajudar os pais com as despesas, tendo nessa altura ingressado no liceu.

Foi durante esses anos de escola, até terminar o secundário, que Elvino Sousa descobriu o gosto pelo mundo da matemática e ciência, que o deixou completamente fascinado.

Continuou os estudos, com a ajuda de uma bolsa de estudo, conseguida pelas excelentes notas que tinha e em 1980 Licenciou-se em Engenheria Eléctrica pela Universidade de Toronto e completa de seguida o mestrado na Universidade do Sul da Califórnia.

Era apenas o início da carreira de sucesso dedicada à ciência deste Graciosense, que é casado com Ana Maria Pancada e pai de 2 filhos.

Hoje é professor no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Universidade de Toronto e gere os laboratórios da Universidade de Bell.

 
Elvino Sousa é reconhecido internacionalmente como líder no campo das comunicações sem fios e da tecnologia CDMA, sobre a qual já publicou muitos estudos. Estas tecnologias são a base para a 3ª geração de celulares com acesso sem fios à Internet.

O Dr. Elvino Sousa é ainda membro da Academia de Engenheiros de Ontário, onde contribuiu para a realização de inúmeras conferências internacionais.

Tem sido consultor de diversas companhias de comunicações sem fios, com destaque para a Sony, tendo trabalhado em 2000 durante 6 meses em Tóquio, viagem em que levou a família consigo.

Já foi chamado também por departamentos governamentais no acesso às telecomunicações em programas de pesquisa no Canadá e estrangeiro.

 

Entre muitas distinções, Elvino Sousa recebeu em 2003 o prémio Queen Elizabeth II Golden Jubilee Medal, atribuído pelo Governo do Canadá pela significativa contribuição dada àquele país.

Elvino Sousa está no Canadá há muito anos, mas não esquece as suas raízes e por isso participa activamente junto da comunidade portuguesa naquele país. È membro da Academia do Bacalhau de Toronto e de uma organização que dá bolsas de estudo, premiando o sucesso escolar de jovens luso-descendentes.

Um Graciosense que apesar das dificuldades iniciais não desistiu e aproveitou as suas capacidades ao máximo, sendo hoje um dos graciosenses mais conhecidos no Mundo.

Neste caso, a emigração não foi uma fatalidade, mas uma oportunidade para o sucesso.

 
Um Graciosense notável, a quem a Rádio Graciosa presta homenagem.





Twitter Facebook Favorites More