Carlos César falou ontem que o papel das regiões, no contexto da crise europeia, está no centro do debate sobre o futuro da Europa.No final de uma audiência com a presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Michèlle Sabban, o chefe do Governo dos Açores mostrou a sua convicção de que as regiões estão no centro do debate sobre a Europa, no contexto actual de crise.
A realização da Assembleia das Regiões, a realizar-se hoje, é importante porque, como referiu Carlos César, “é uma forma de dar a conhecer a centenas de responsáveis de regiões e países europeus a nossa realidade, a nossa especificidade” e reafirmar “o nosso empenhamento no contexto europeu”.
O líder considerou que “ a par de uma uniformização e de uma melhor eficiência de uma governação a nível Europeu”, assim como um reforço do Banco Central Europeu e uma maior intervenção de objectivos orçamentais nos vários Estados da União.
Em relação aos trabalhos da Assembleia, o dirigente açoriano disse que era importante dar força às regiões, neste contexto de definição do quadro financeiro plurianual e das políticas de coesão territorial europeias.
O presidente do Executivo regional destacou ainda que, no que respeita às perspectivas futuras da União Europeia, haverá uma tendência para reforçar as instituições centrais europeias e um reforço das instituições democráticas de base que são as regiões.
JornalDiario



quinta-feira, novembro 24, 2011
Rádio Graciosa