Traduzir

Rádio Graciosa


23 novembro 2011

Plenário de Novembro começa hoje.


A sessão plenária deste mês, que começa hoje na Horta, será dominada pelas questões do documento apresentado pelo Governo Regional.
O Plano e Orçamento da Região começam a ser discutidos a partir de hoje, na Assembleia Legislativa Regional. O documento já mereceu o parecer positivo da Comissão de Economia, com os votos favoráveis dos deputados socialistas, enquanto os parlamentares das restantes forças partidárias com assento no Parlamento reservaram as suas posições para os trabalhos que decorrerão na Horta.
O Executivo inscreveu no Plano para 2011, 506 milhões de euros para investimentos, sendo que alguns deles serão também financiados pela União Europeia, que, só em subsídios, poderá dar ao Arquipélago quase 300 milhões de euros.
A proposta é composta por 22 programas de investimento.
O aumento da competitividade dos sectores agrícola e florestal é o que surge em primeiro lugar, com 132 milhões de euros, seguindo-se o programa "qualificação profissional e defesa do consumidor", com 90 milhões e os "transportes aéreos e marítimos com 66 e 64 milhões de euros, respectivamente.
Por ilhas, os maiores investimentos públicos previstos para 2011 serão feitos em S. Miguel (238,6 ME), seguindo-se a Terceira (158,7 ME), Faial (67,9 ME) e Pico (66,2 ME).
Estão ainda previstos investimentos nas ilhas de S. Jorge (52,9 ME), Santa Maria (34,7 ME), Graciosa (33,7 ME), Flores (32 ME) e Corvo (6,3 ME).
Recorde-se que o Conselho de Ilha, na apreciação ao documento, emitiu um parecer no geral positivo, pois a fatia do investimento regional destinada à Graciosa é este ano de 4,22%, mas os conselheiros solicitaram a maior execução possível do que está no documento.

Twitter Facebook Favorites More