A Direcção Regional do Ambiente anunciou em comunicado enviado à nossa redacção que a Rede de Centros Ambientais dos Açores estará aberta das 10h às 18h, todos os dias até 15 de Setembro.
Segundo o comunicado, “para uma perfeita compreensão dos valores presentes nos Parques Naturais de Ilha, é essencial uma ferramenta interpretativa especializada e dedicada. Por essa razão, em todas as ilhas do arquipélago, o Governo dos Açores tem feito um esforço para dar aos locais e aos visitantes informação sobre as características do mundo natural através de núcleos de interpretação ambiental.”
Cabe a estes espaços, produzir e manter exposições bem como disponibilizar informação especializada sobre os valores ambientais a que se encontrem associados, promovendo e regularizando a visitação nas áreas onde esses valores tenham particular expressão.
Na ilha Graciosa, os visitantes encontram um moderno centro de apoio à visitação da Furna do Enxofre. Através deste espaço, pode-se aceder a uma imponente caverna lávica caracterizada por ter uma das maiores abóbadas perfeitas de origem vulcânica na Europa.
A partir de 2011, todos estes espaços passaram a ter uma gestão coordenada e unificada, favorecendo a optimização de recursos humanos e financeiros e partilha de experiências, o que permitirá uma melhor promoção do património ambiental da Região dos Açores.



quinta-feira, julho 07, 2011
Rádio Graciosa