Traduzir

Rádio Graciosa


11 maio 2011

Mais de 13.600 crianças perderam abono de família desde Novembro.

O abono de família deixou de abranger mais de 13.600 crianças nos Açores desde que, a 01 de Novembro de 2010, entraram em vigor novas regras de acesso a esta prestação social, ultrapassando as expectativas das autoridades regionais.
Esta redução de 13.667 crianças está muito acima das expectativas do presidente do Instituto de Gestão de Regimes da Segurança Social, Nélio Lourenço, que apontava para uma quebra de apenas 8.500 crianças no número de beneficiários.
Numa reação aos novos números oficiais, a diretora regional da Solidariedade e Segurança Social, Paula Ramos, salientou hoje à comunicação social que as novas condições de acesso ao abono de família “tiveram um impacto considerável na redução dos beneficiários” no arquipélago.
Esta situação, segundo Paula Ramos, deve-se aos novos cálculos sobre os rendimentos das famílias, que passam a ter em conta rendimentos que até agora não eram considerados, como os rendimentos de capitais e prediais, as bolsas de estudo e de formação.
O conceito de agregado familiar também mudou com a entrada em vigor do Decreto Lei 70/2010, passando a contemplar os parentes que vivam em “economia comum”.
Paula Ramos frisou, no entanto, que esta situação é semelhante em todo o país e não apenas relativa aos Açores, onde considerou que o impacto da legislação nacional foi minimizado com a criação do complemento regional ao abono de família.
A diretora regional salientou ainda que o número de beneficiários de abono de família nos Açores não vai descer mais, considerando que as descidas ocorridas nos últimos meses não se vão repetir.
Fonte:Lusa/AO Online

Twitter Facebook Favorites More