Na ordem de trabalhos estava a eleição de nova mesa e emissão de parecer sobre a norma do artigo 128.º do Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma dos Açores, relativa aos denominados “Órgãos Representativos das ilhas”.
A mesa que exerceu durante o último ano, sob a presidência de Carlos Brum, recandidatou-se e acabou por ser reeleita por maioria, com o resultado de 5 votos a favor e 3 brancos.
Carlos Brum, explicou que a decisão de recandidatura, embora não tivesse pensado em fazê-lo, porque defende a rotatividade à frente dos cargos, surgiu porque não houve iniciativa para apresentação de uma lista para eleição de nova mesa.
Ao fazer o balanço do seu primeiro mandato, Carlos Brum afirmou que o organismo tornou-se mais independente nas suas funções e livre de politiquices.
Sobre o segundo ponto da ordem de trabalho, Carlos Brum sugeriu que fosse formado um grupo para apresentar parecer sobre alteração da legislação que regula o Conselho de Ilha, sugestão logo aprovada pelos restantes membros.
Euclides Carquejo, Carlos Brum e Pedro Costa constituem o grupo de trabalho, que vai apresentar em reunião extraordinária a realizar em Fevereiro, a proposta de revisão da orgânica do Conselho de Ilha.



segunda-feira, janeiro 31, 2011
Rádio Graciosa