
A revelação foi feita pelo secretário regional da Agricultura e Florestas num encontro com os profissionais do sector marienses, que serviu também para divulgação e informação sobre os incentivos existentes para a actividade agro-pecuária.
Neste encontro, o secretário regional da Agricultura e Florestas, destacou a importância e a necessidade dos empresários agrícolas se qualificarem cada vez mais, motivo pelo qual apresentou o plano de formação e informação profissional preparado para a ilha de Santa Maria.
Do plano destacam-se várias acções de que são exemplo a realização de um workshop técnico na área de incidência na cultura da meloa, formação de empresário agrícola em bovinicultura de carne, bem-estar animal, higiene e segurança no trabalho e máquinas agrícolas.
Os empresários agrícolas terão ainda a oportunidade de frequentar acções de formação em aplicação de produtos fitofarmacêuticos, iniciação às tecnologias de informação e de comunicação, reprodução e melhoramento animal em bovinicultura de carne e associativismo e cooperativismo agrícola, entre outros.
Nos últimos anos, o Governo dos Açores tem reforçado e aumentado o número de acções de formação e informação, de forma a preparar melhor os agricultores para as novas exigências desta actividade.