Traduzir

Rádio Graciosa


01 setembro 2009

Lavar as mãos reduz risco de infecção de Gripe A em 60%.

Cerca de 50 segundos a lavar as mãos, com água corrente e um anti-séptico, pode reduzir o risco de doença, em geral, em 20% e o risco de infecções, como a Gripe A, em cerca de 60%, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Lavar as mãos com frequência ou limpar correctamente o estetoscópio sempre que se ausculta um paciente são actos que podem à primeira vista não ter ligação directa com a medicina, mas que fazem toda a diferença. Numa altura em que se assiste a um aumento crescente do número de casos de Gripe A, medidas de higiene como a simples lavagem das mãos ou a desinfecção, se necessário, incluindo produtos anti-sépticos ou detergentes assumem uma importância acrescida no combate à transmissão de doenças” explica Elaine Pina, presidente da Assembleia Geral da Associação Nacional de Controlo de Infecção.
Entre os mais susceptíveis de contrair uma infecção estão: Recém-nascidos prematuros, idosos do sexo masculino e imunodeprimidos. Assim que se chega a casa, depois de usar a casa de banho, antes das refeições e de preparar alimentos e após manusear dinheiro são alguns dos momentos em que é fundamental desinfectar bem as mãos.
Ascende agora a cento e trinta e quatro, o número de casos confirmados da Gripe A, nos Açores.

Twitter Facebook Favorites More