Traduzir

Rádio Graciosa


06 agosto 2009

Graciosa tem grandes potencialidades na área da reconversão das vinhas.

No passado Dia do Agricultor da Graciosa tiveram lugar várias palestras para assinalar as festividades. Uma dessas palestras recaiu sobre as vinhas, mais concretamente, sobre os apoios à reconversão da vinha.
Com o novo Quadro Comunitário de Apoios já em vigor, existem agora uma série de apoios comunitários às quais podem concorrer os Graciosenses que desejem reconverter as suas vinhas com enxertos prontos. Isto trará mais-valias e consequente melhoria nos vinhos produzidos na Graciosa.
Manuela Alves, da Direcção Regional dos Assuntos Comunitários para a Agricultura, explicou-nos como devem os interessados agir.
A estes apoios pode concorrer qualquer pessoa que seja proprietária de uma área de vinha.
Na Graciosa há uma grande potencialidade para que as pessoas aproveitem estes apoios, de modo a tornar rentável as vinhas, muitas delas há muitos anos tornaram-se em mato, que agora podem ser reconvertidas.
Manuela Alves afirma mesmo que “existem excelentes condições para que o número de projectos aumente na Graciosa.”
Uma das queixas muitas vezes apresentada pelos agricultores é a demora da aprovação dos projectos.
Uma situação que Manuela Alves diz compreender, mas assegura que a secretaria não retém candidaturas e tem até todo o interesse em terminar a sua análise no prazo mais curto possível, mas muitas vezes verificam-se que os projectos são mal feitos, levando a que tenham que ser pedidos documentos aos agricultores.
A avaliação é feita pela ordem de entrada, tal como nos confirmou Manuela Alves.

Twitter Facebook Favorites More