Traduzir

Rádio Graciosa


14 julho 2009

Serra Branca já foi alvo de erradicação de flora invasora.

Cerca de 300 mil euros é quanto vão custar este ano duas dezenas de acções de monitorização, controlo e erradicação de flora invasora nas várias ilhas do arquipélago.
As acções em curso inserem-se no Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasora em Áreas Sensíveis, da responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, e incidem em 20 espécies exóticas.
Na ilha Graciosa já foi realizada uma acção de erradicação na Serra Branca de Rubus ulmifolius (silvado-bravo), Hedychium gardnerianum (Conteira) e de Cyrtomium falcatum (feto).
As espécies exóticas invasoras são organismos que se encontram fora da sua área de distribuição natural e que, por dispersão mediada pelo homem, são a causa de impactes negativos nas comunidades invadidas. Entre esses impactes, contam-se a alteração nos habitats naturais, a qualidade da água, a qualidade do solo e a alteração da própria Paisagem.
A invasão de espécies exóticas é a segunda maior causa de perda de biodiversidade a nível global, provocando graves prejuízos económicos.

Twitter Facebook Favorites More