
Pela manhã haverá uma abertura oficial, seguindo-se a realização de várias palestras.
A palestra sobre a importância e interesse do contraste leiteiro para o agricultor, estará a cargo de Adelaide Mendes do Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel.
A palestra sobre planeamento do maneio reprodutivo na exploração leiteira estará a cargo de Susana Paisana.
Miguel Amorim, da Direcção Regional dos Assuntos Comunitários para a Agricultura, irá debruçar-se sobre o regime de apoio à reconversão e reestruturação das vinhas.
No âmbito do programa PRORURAL, medidas florestais, vai falar Luísa Cristina Egea, da Direcção Regional dos Recursos Florestais.
Para o início da tarde, na Casa do Povo de Guadalupe, está programada a degustação da meloa produzida na ilha Graciosa, um almoço convívio, a entrega de certificados do contraste leiteiro e dos prémios do Concurso de Meloa.
Ainda durante a tarde, vai realizar-se uma mostra de arte floral, na Casa de Povo de Guadalupe.
Nestas comemorações está ainda incluída uma tourada que irá decorrer, ao final da tarde, na Freguesia de Guadalupe.
Estas comemorações terminam à noite com os concertos da banda graciosense “Kontrabanda” e a actuação da artista continental “Ana Malhoa”. Ambos os concertos terão lugar na Freguesia de Guadalupe.
As comemorações contarão com a presença de Joaquim Pires, Director Regional do Desenvolvimento Agrário. O evento está aberto a toda a população.