
O debate do último dia de plenário de Junho, Artur Lima acusou o governo de ter um contrato de leasing desastroso em relação a este avião, que fazia com que a SATA tivesse de pagar por hora de voo. Na falta do secretário regional Economia, André Bradford que explicou que o Dornier é propriedade da SATA desde 2005.
Depois do debate realizou-se a votação, no sentido que já tinha sido anunciado no dia anterior, a maioria socialista chumbou a proposta popular.Esta situação de deixar de estar um avião estacionado na Terceira, leva ilhas como a Graciosa a ficarem prejudicadas e muitas vozes tem-se levantado contra esta decisão da Sata, por exemplo em Abril passado, a Rádio Graciosa recebeu na sua redacção, um artigo de opinião, assinado pelo Comandante Arménio Ramos (de Airbus 320) , que afirma que as ligações aéreas à Graciosa, S. Jorge ou mesmo Pico, tendo como a base um avião estacionado na Terceira, são fundamentais para a sua melhoria.
Neste artigo afirma que “com este avião (Dash 8-200) baseado em São Miguel, as ligações S. Miguel - Terceira – S. Miguel são pura perda de tempo e só servem para queimar o período de serviço de voo das tripulações! Tempo esse, suficiente - tivesse o avião baseado na Terceira - para fazer uma preciosa ligação a São Jorge, Graciosa ou mesmo Pico! E, assim sendo, ao fim do dia seria possível fazer ligações às mesmas ilhas em horários mais adequados, pois não existiria a condicionante temporal de fazer regressar o avião a Ponta Delgada.