Traduzir

Rádio Graciosa


21 janeiro 2009

PSD denuncia ano e meio de QREN "sem projectos para a agricultura".

O PSD/Açores denunciou ontem que, "ano e meio depois da assinatura do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007-2013", não é conhecido "qualquer projecto de investimento na agricultura aprovado para a região".
Recordando que o QREN teve início a 1 de Janeiro de 2007, "tendo sido assinado entre Portugal e a União Europeia em Julho do mesmo ano", os social-democratas, através do seu responsável para a agricultura, acusam os governos regional e da república de "ineficácia nos processos burocráticos que analisam os projectos".
A falta deu origem a um requerimento, enviado à assembleia legislativa, em que António Ventura quer saber "até hoje, quantos projectos de investimento para a agricultura deram entrada na administração regional" e, desses, "quantos estão aprovados".
O deputado salienta "a importância do investimento financeiro para os agricultores açorianos", já que o mesmo "se traduz na modernidade no desenvolvimento, permitindo a adaptabilidade dos processos produtivos a novas realidades", explica o social-democrata.
Segundo o PSD, os agricultores "alegam que esta situação está a agravar o seu rendimento".
António Ventura quer informações sobre os prazos estimados pelo governo regional para "a aprovação de um projecto depois de dar entrada para análise", realçando que o executivo "tem de perceber que os investimentos em agricultura devem ser rápidos, pois os ritmos naturais do sector são lentos, assim como o retorno desses mesmos investimentos tem um tempo longo", conclui.

Twitter Facebook Favorites More