Segundo o deputado, a reunião foi muito animada, tendo existido um diálogo muito franco e aberto, onde os pontos discutidos foram o estatuto da carreira docente e a avaliação.
A proposta que será levada ao Partido Socialista pretende uma simplificação da avaliação, para que esta seja de carácter formativo e pedagógico, enquanto no estatuto, será sugerida a criação de algumas condições a nível de escola, que passarão também pela justificação das faltas para deslocação a outras ilhas para consultas. Avelar Santos pensa mesmo que estas pretensões poderão ser aceites pelo PS Açores.
Apesar destas lacunas já identificadas na Região, a verdade é que o estatuto de uma carreira única sem quotas nos Açores, é já uma situação melhor da que acontece a nível nacional.
Um estatuto com mais qualidade é possível e poderá concretizar-se, pois segundo Avelar Santos, “existe abertura por parte do PS.”
Deputado Avelar Santos esteve reunido com os professores Graciosenses que pretende uma simplificação da avaliação e justificação das faltas para deslocação a outras ilhas para consultas.