Traduzir

Rádio Graciosa


12 novembro 2008

Médico João Gata volta a exercer no Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa.

O grande problema do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa continua a ser a falta de médicos.
Há cerca de um ano a funcionar apenas com dois clínicos, a situação tem sido difícil, quer para os profissionais, quer para a população em geral, já que a presença de apenas 2 médicos é manifestamente escasso para cerca de 4200 habitantes.
Ferreira da Silva, director do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, garantiu-nos que a procura de clínicos para trabalharem na ilha não tem sido fácil, não tendo sido possível até ao momento, a contratação de mais profissionais.
Para já, a solução encontrada foi a de voltar a contratar o médico João Gata, que se aposentou há apenas alguns meses. Esta medida apesar de remediar o problema por agora, certamente não o resolve de vez.
Entretanto, o Centro de Saúde prepara-se para a partir da próxima Sexta-feira começar com a vacinação contra as infecções pelo vírus do Papiloma Humano (HPV) - associado ao aparecimento do cancro do colo do útero - em raparigas que atinjam os 13 anos este ano.
Segundo Ferreira da Silva, estão já identificadas as primeiras jovens graciosenses que vão tomar a vacina.
O novo Plano Regional de Vacinação (PRV) aprovado pelo Governo dos Açores prevê a aplicação, desde Setembro, da vacina No termos de uma portaria do secretário regional dos Assuntos Sociais, a vacina em causa será aplicada, também às jovens nascidas em 1992, 1993 e 1994.
Será o tema “saúde” que vamos tratar com a vossa participação no nosso fórum pelas 11h30.

Twitter Facebook Favorites More