
Estas conferências/debate, que decorrem de 22 de Setembro a 7 de Outubro, em oito ilhas da Região, seguem-se a um mini-ciclo de encontros que decorreu nos meses de Maio e Junho nas ilhas de S. Miguel e Terceira.
O relacionamento da Região com as instituições europeias, o estatuto de uma região autónoma e ultraperiférica da União Europeia e as políticas e exemplos concretos da acção da União na Região são alguns dos temas a abordar nestes encontros.
Em debate vão estar, igualmente, nestas conferências a actuação das entidades regionais junto das instituições europeias e em organismos de cooperação inter-regional, bem como as parcerias com as outras Regiões Ultraperiféricas.
No âmbito desta campanha, são também fornecidas a todos os jovens do ensino secundário informações sobre programas específicos na área dos estudos universitários e da mobilidade profissional relacionados com a União Europeia.
As primeiras conferências terão já lugar esta semana nas escolas básicas e secundárias de ilha do Grupo Central, sendo o dia 25 o dedicado à escola da Graciosa.Este ciclo de conferências irá terminar no dia 7 de Outubro com a realização de duas sessões na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada.