Traduzir

Rádio Graciosa


10 julho 2008

Falta de informação terá sido falha para não haverem jovens a inscreverem-se para nadador-salvador.

A Capitania do Porto de Angra do Heroísmo, fiscalizou recentemente as zonas balneares da Graciosa e concluiu que os jovens graciosenses tem algum interesse na actividade de nadador salvador.
Segundo o Comandante João Gonçalves, este ano há um nadador salvador a trabalhar na Graciosa, o que já é positivo, mas o ideal seria existirem jovens da própria ilha com o curso, em número suficiente para assegurar todas as zonas balneares da Graciosa.
Dos contactos estabelecidos na última semana o capitão dos Portos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, afirmou ter contactado com jovens que tinham interesse, mas que por uma razão ou outra não tiveram acesso à informação na altura das inscrições para esta actividade nobre, cujo objectivo é salvar vidas.
A realização de um curso na Graciosa, só pode acontecer se houver um mínimo de 15 candidatos e esse tem sido também um dos motivos para não haver curso nesta ilha. O curso é exigente, trabalhoso e aperfeiçoa as capacidades de natação dos formandos, que tem obrigatoriamente que saber nadar. São as autarquias que tratam da contratação dos nadadores salvadores, com vencimentos que oscilam entre os 600 e os 700 euros.
O interesse nesta actividade tem vindo a crescer na ilha Terceira e é esse objectivo que a Capitania pretende conseguir também na Graciosa.
De acordo com uma entrevista realizada há pouco tempo, nesta Rádio com Fernando Rui Silva, presidente dos Bombeiros Graciosenses, este mostrou interesse que aquela associação possa ter pessoal habilitado para exercer aquela actividade que é sazonal, desde que os cursos se possam efectuar na Graciosa.

Twitter Facebook Favorites More