Decorreu na Graciosa de 29 de Maio a 1 de Junho a Semana do Pescador.Na nossa ilha ao longo destes dias, realizaram-se reuniões importantes para debater os problemas sentidos pelos profissionais da pesca açorianos e suas possíveis soluções. Para além das reuniões os pescadores visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a nossa ilha, as nossas tradições e também apreciar a nossa gastronomia.
No sábado foi a vez das mulheres que exercem a actividade piscatória reunirem para apresentarem um estudo sobre o seu papel na pesca açoreana.
Segundo Clarisse Canha, presidente da UMAR Açores tratou-se um encontro histórico, pois é o culminar de um trabalho cujo objectivo é dar visibilidade às mulheres, que nos Açores trabalham em número considerável na pesca onde o seu papel tem cada vez mais importância.
A Rádio Graciosa teve a oportunidade de falar com pescadores visitantes, para saber a sua opinião sobre a nossa ilha e sua gastronomia.
Um casal de pescadores que gostou muito da nossa ilha, afirmou que temos muitas belezas, apesar da pequenez e com pratos saborosos e muito bem confeccionados.
O encerramento da semana do Pescador da Ilha Graciosa realizou-se no Sport Clube Marítimo e contou com a presença de Marcelo Pamplona, subsecretário Regional das Pescas.
O responsável pelas pescas açoreanas afirmou que o que falta nas pescas açoreanas, é que os pescadores consigam com as suas associações e organizações dar um salto, de modo a conseguir diversificar a sua actividade e consequentemente trazer mais riqueza para as famílias que vivem do mar.
João Picanço, Presidente da Associação de Pescadores Graciosenses, estava satisfeito com a forma como decorreu a semana do pescador, com os participantes a saírem satisfeitos da estadia na nossa ilha.
No que diz respeito à organização, não houve grandes problemas em conseguir alojamento para as cerca de 60 pessoas, que durante três dias estiveram na Graciosa, para participar neste evento regional, no entanto estão insatisfeitos com o facto da RTP não ter registado o evento.
Na nossa ilha ao longo destes dias, foram feitas reuniões importantes para debater-se os problemas vividos pelos pescadores açorianos e suas possíveis soluções.



segunda-feira, junho 02, 2008
Rádio Graciosa