![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIFZPSXY9xBWzGKKLHJx1yuu65Egr2He5pMwQ_1SYIlO1UOyB8kLiOBYpzzgs2AaztQvtvAmeawszcmPCE3aoHy4ch2m4xG9GwsipNbyRs8GTo6IXWn9CH2J6kujIcgh3lQMxC8g/s200/brasao_armas3.jpg)
A imposição dessas insígnias decorreram na Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região Autónoma, na vila das Velas, ilha de S. Jorge.
Com a sua atribuição, o Parlamento açoriano quer “traduzir o reconhecimento da Região para com cidadãos e instituições que se tenham distinguido, pela sua acção, em benefício da comunidade”.
De acordo com a mesma Resolução, a Assembleia Legislativa Regional pretende também que esse reconhecimento possa “estimular o aperfeiçoamento do mérito e virtudes que visa distinguir”.
É a seguinte a lista das insígnias honoríficas açorianas atribuídas este ano pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores:
Na Insígnia Autonómica de Reconhecimento, serão reconhecidos, Altino Amadeu Pinto de Magalhães, Angelino de Almeida Páscoa, António de Albuquerque Jácome Corrêa, Henrique de Aguiar Oliveira Rodrigues, João Vasco Paiva, José Adriano Borges de Carvalho, José António Martins Goulart, José Dias de Mel, José Mendes Melo Alves, José Pacheco de Almeida, Leonildo Garcia Vargas e Rogério da Silva Contente.
Na Insígnia Autonómica de Mérito, serão reconhecidos na categoria de Mérito Profissional, Hélder Mendonça e Cunha, Manuel Gregório Júnior e Viriato Machado da Costa Garret.
Na Categoria de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola, serão reconhecidos, José Augusto Lopes Júnior e o Transporte Marítimo Parece e Machado.
Para terminar na Categoria de Mérito Cívico, serão reconhecidos, António Frederico Rodrigo Correia Maciel, Coral de S. José de Ponta Delgada, Dalberto Teixeira Pombo, Emílio Ribeiro, Jornal “Açoriano Oriental”, José Alves Trigueiro, Luís Nemésio Serpa e Manuel Emílio Porto.