Traduzir

Rádio Graciosa


30 abril 2008

Ambulância não conseguiu entrar na Escola Secundária para socorrer um jovem ferido.

Na Escola Básica e Secundária do concelho de Santa Cruz da Graciosa, um jovem magoou-se ontem durante uma aula de educação física que decorria no gimnodesportivo daquela escola.
Para socorrer, foram chamados os Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa, que responderam de imediato ao pedido com o envio de uma ambulância. Quando o veículo de socorro chegou à escola deparou-se com o portão tardoz da escola, que dá acesso de veículos a todos os pavilhões e gimnodesportivo, fechado.
Tentaram depois utilizar o portão frontal da escola. Aqui existe outra dificuldade, já conhecida dos bombeiros, a de que os telheiros existentes dificultam a entrada de veículos relativamente altos, como acontece com as ambulâncias actuais do quartel de bombeiros.
A entrada principal da escola não é aliás própria para que entre qualquer tipo de veículos, para isso existe o portão, junto aos serviços administrativos, esse sim próprio para este tipo de situações.
A verdade é que os bombeiros, atravessaram a escola com a maca, para poderem socorrer o adolescente ferido, fazendo depois o percurso inverso para depois o deslocar ao hospital, demorando assim mais tempo do que o desejável. A situação não era grave, mas se fosse os minutos de atraso que esta situação provocou, poderiam ser fundamentais na primeira assistência ao ferido.
A Escola Básica e Secundária da Graciosa tem um plano de emergência, que terá com certeza que ser mais bem estudado, para que situações como esta não se tornem a repetir, de forma a salvaguardar a assistência mais rápida aos feridos, facilitando a entrada dos bombeiros e de toda e qualquer viatura de emergência naquele estabelecimento de ensino.
Caso fosse, por exemplo, um incêndio a situação seria mesmo muito grave, com as viaturas sem conseguirem chegar aos diversos blocos de salas de aulas e estruturas que compõem aquela escola.
Fica aqui o alerta ao conselho executivo, para que de futuro não se cometam mais erros destes.

Twitter Facebook Favorites More