Traduzir

Rádio Graciosa


04 março 2008

Agricultura açoriana com boas perspectivas nos próximos anos.

A agricultura açoriana tem boas perspectivas de desenvolvimento e consolidação nos próximos anos, contando com apoios comunitários significativos negociados no quadro dos programas POSEI e PRORURAL, a vigorar até 2013.
A capacidade negocial da Região permitiu, efectivamente, um envelope financeiro que, só em apoios aos produtores, prevê 50 milhões de euros anuais, anunciou Noé Rodrigues.
Segundo acrescentou, “apesar das vozes contra que alguns tentam levantar”, o saldo é positivo para a Região e muito acima dos valores negociados em 2003, quando no Governo da República estavam aqueles que agora “criticam sem razão”.
“Longe vão os tempos em que os agricultores esperavam, desesperados, pelo pagamento do fruto do seu trabalho, o leite – em algumas ilhas esperava-se 18 meses –, longe vão os dias em que só se falava de desânimo de todos os agentes da agricultura e de falências”, lembrou Noé Rodrigues.
Sobre a quota leiteira, mecanismo que se prevê acabar em 2014 ou 2015, o secretário regional disse que a posição do Governo, em consonância com os diversos agentes da actividade ligada à produção de leite, é favorável à manutenção, por enquanto, desses limites de produção, preparando-se, ao mesmo tempo, mecanismos que compensem os produtores da Região, devido à sua dimensão e estatuto de Região Ultraperiférica.

Twitter Facebook Favorites More