A secretaria Regional da Agricultura e Florestas promove hoje na Graciosa, uma sessão de divulgação sobre “Selecção Genética e Sanitária das Castas Tradicionais dos Açores”, destinada aos produtores desta ilha do Grupo Central.A iniciativa, orientada por técnicos dos serviços oficiais, decorre pelas 20:30 horas, no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa.Este projecto assenta num trabalho integrado entre o estudo do microclima para a vitivinicultura dos Açores e a interpretação dos resultados climatológicos conjugados com a aptidão das castas tradicionais dos Açores e a associação do “Terroir” (conjunto solo-clima), com a sanidade vegetal das vinhas.Joaquim Pires, Director Regional do Desenvolvimento, trata-se de um projecto técnico que tem como objectivo assegurar o futuro da produção vitivinicula nos Açores.
Foram feitas experiências de cultura da vinha em diversas ilhas, com vista e seleccionar do ponto de vista sanitário, saúde, qualidade e genética, as castas regionais que melhor assegurem a renovação e vitalidade das vinhas, afastando preocupações com a sua sanidade.
Há 2 anos que esta experiência decorre na Graciosa, estando a carga do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa.
A sessão de hoje visa esclarecer os produtores da Graciosa sobre a actividade de experimentação, com o intuito de os envolver nesta procura pelo melhor para os vitivinicultores.
Os Serviços de Desenvolvimento Agrário tem moldado os seus calendários para as mais diversas acções de formação, pois segundo Joaquim Pires existe um trabalho permanente de actualização. Formações para as quais contam com a Adega e Cooperativa Agrícola, como parceira na formação na área da vitivinicultura e não só.
Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa apresenta hoje aos vitivinicultores da Graciosa os resultados da selecção genética e sanitária das castas açoreanas.



terça-feira, fevereiro 19, 2008
Rádio Graciosa