Traduzir

Rádio Graciosa


19 dezembro 2007

Serviço de Radiologia provoca "desigualdades" entre doentes.


O PSD/Açores pediu ontem esclarecimentos ao Governo Regional sobre a "lamentável" ruptura do serviço de radiologia do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, realidade que vem afectando a vida de centenas de doentes nos últimos meses.
Segundo um requerimento do deputado Pedro Gomes aquele serviço realiza apenas exames de TAC e Raios X "aos doentes hospitalares", remetendo os restantes para "uma lista de espera, sem lhes fornecer qualquer informação quanto à data de realização dos exames".
O parlamentar quer saber junto da tutela que medidas foram já tomadas para que se realizem exames radiológicos "em condições de igualdade entre todos os doentes". Pedro Gomes lamenta que os mesmos tenham de aguardar "pacientemente" ou de recorrer a clínicas privadas onde "um TAC com contraste custa cerca de 300 euros", enquanto, publicamente, o Conselho de Administração do hospital justifica a ruptura do serviço "com um processo de consulta ao mercado para a prestação de serviços de radiologia".
O social-democrata realça ainda que a administração do hospital tem recorrido a medidas pontuais para minimizar o problema, as quais se revelaram "insuficientes" na prestação dos cuidados de saúde, com "eficiência e rapidez, isto face ao direito à saúde de que os cidadãos são titulares". O documento alerta também para o facto de que "um simples processo de consulta ao mercado para prestação de serviços" tenha provocado "uma paralisia parcial num serviço daquela unidade", sendo urgente "a completa resolução" do problema.

Twitter Facebook Favorites More