Segundo declarou à Rádio Graciosa, Francisco Branco, do Sindicato dos Enfermeiros de Portugal, existem formas para que o Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa funcione melhor e a contento, tanto dos enfermeiros como dos utentes, e a administração não se tem mostrado receptiva a dialogar com os enfermeiros.
Perante esta situação, a Rádio Graciosa ouviu a administração do Centro de Saúde da Graciosa sobre o que se passa entre a administração e os enfermeiros do Centro de Saúde desta ilha.Hélder Baptista, presidente daquele órgão referiu que as declarações prestadas por Francisco Branco não são totalmente verdadeiras, pois esteve na Graciosa para a reunião com os enfermeiros, mas não contactou com ninguém da administração.
Sobre a apresentação de propostas, referiu que a administração do Centro de Saúde não tem em mãos quaisquer propostas ou reivindicações, para melhoria efectiva da prestação de cuidados de saúde.
Sobre esta polémica entre enfermeiros e administração do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, Luís Henrique Silva, enfermeiro do Centro de Saúde, esteve nos nossos estúdios e fez a sua análise em relação a este assunto.
Segundo Luís Henrique Silva, o conselho da administração do Centro de Saúde de Santa Cruz tem tido uma incompetência total em relação à gestão dos recursos humanos.
Luís Henrique Silva ainda acrescentou que o nosso Centro de Saúde tem neste momento 14 enfermeiros e está a prestar-se os mesmos cuidados que se prestava com 7 enfermeiros.
Com 14 enfermeiros há muito mais que dar à população, a gestão dos mesmos é que não está a ser feita correctamente.
Também confirmou que os enfermeiros estiveram reunidos em Junho com o vogal enfermeiro, o qual faz também parte do conselho de administração, em que apresentaram propostas e sugestões para melhorar o horário e também para melhorar os cuidados de saúde prestados aos utentes, embora as propostas não tenham sido apresentados por escrito, o que realmente é verdade, é que foram apresentadas.
Segundo Luís Henrique Silva, de que serve apresentar por escrito, se os auxiliares já fizeram as suas reivindicações por escrito, e até agora nunca receberam uma resposta do conselho de administração.
Segundo afirmações deste enfermeiro, em 20 anos nunca se viu uma situação como esta no Centro de Saúde.
O Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa existe para prestar cuidados de saúde de qualidade aos seus utentes e neste momento tem os recursos humanos necessários, só não estão a ser bem geridos.