Traduzir

Rádio Graciosa


08 novembro 2007

Museu da Graciosa perspectiva promoção conjunta de cultura e turismo

As obras de ampliação e remodelação do Museu da Graciosa, orçadas em cerca de 900 mil euros, perspectivam o aprofundamento da conjugação de iniciativas de promoção da cultura e do turismo nesta ilha do Grupo Central dos Açores.
Segundo Vasco Pereira da Costa, director regional da Cultura, é com esse objectivo que a intervenção, a executar no prazo de um ano, contempla a criação, no museu, de um espaço destinado a posto de turismo.
A área útil a acrescentar às actuais instalações do museu, que comportará espaços de acolhimento – recepção/posto de turismo, cafetaria e loja – administrativos, de exposição temporária e permanente e salas de reserva e de Serviço Educativo, foi planeada para conviver com o edifício pré-existente, que alberga, e continuará a acolher, uma zona de exposição e interpretação de lagares e colecções etnográficas ligadas à vitivinicultura.
O objectivo é também que o Museu consiga obter mais receitas através das vendas de produtos de marchendising.
O empreendimento, que vai ser lançado a concurso público no próximo ano, contribuirá, por outro lado, para a valorização do núcleo protegido de Santa Cruz.
Segundo Vasco Pereira da Costa, as novas instalações do Museu da Graciosa constituirão uma “obra significativa da arquitectura contemporânea”, permitindo a salvaguarda do património e a sua valorização.
A cultura da vinha, enquanto actividade tradicional da economia graciosense, continuará a constituir o centro privilegiado do projecto museográfico da instituição.

Twitter Facebook Favorites More