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Rádio Graciosa


21 novembro 2007

José Aguiar apreensivo em relação ao futuro dos transportes marítimos para a Graciosa.

Como havíamos noticiado ontem os novos barcos para ligações inter-ilhas não estarão prontos em 2008.
Duarte Ponte, explicou os motivos pelos quais as novas embarcações só deverão começar a servir os açorianos na operação marítima de 2009.
Os navios para o transporte marítimo inter-ilhas nos Açores, que estão a ser construídos no Estaleiro Naval de Viana do Castelo, não estarão concluídos a tempo do arranque da operação 2008. Em causa estão os atrasos na entrega dos motores e as alterações feitas aos projectos iniciais, afirmou Duarte Ponte, secretário regional da Economia, numa conferência de imprensa que decorreu nos estaleiros de Viana. “Com o decorrer dos trabalhos nos estaleiros navais foram feitas algumas alterações de pequena monta aos dois projectos. Estas alterações têm mais a ver com arranjos internos, como aconteceu com o navio maior”, referiu.O navio maior com 97 metros de cumprimento passará a ter 27 camarotes com a capacidade para cerca de 100 passageiros e camarotes para 38 elementos da tripulação. No que diz respeito ao navio mais pequeno com 60 metros de cumprimento, dedicado preferencialmente às ligações entre as ilhas do grupo Central, foi necessário, para dar mais estabilidade à embarcação, aumentar a boca em cerca de 60 centímetros. Contudo, esta alteração diminuía a velocidade de cruzeiro em cerca de um nó. “Dado que nós não podíamos prescindir da velocidade de 17 nós, foi alterado o projecto do navio que passou a ter 70 metros de comprimento em vez dos 62 metros propostos na primeira versão do Estaleiro”, explicou Duarte Ponte.De acordo com o governante, “quando a Atlanticoline ficou incumbida de gerir o transporte marítimo de passageiros, sabia de antemão que haveria a probabilidade destes dois navios não serem entregues antes do início da operação de 2008. Na construção de um navio e na sua certificação posterior há sempre um conjunto vasto de imponderáveis”.Para ultrapassar este problema, a Atlanticoline vai renovar o contrato com a Helenic Seaways, para aluguer do Santorini. De acordo com Duarte Ponte, cabe à empresa gestora do transporte marítimo inter-ilhas decidir se quer renovar, ou não, o contracto com a Transmaçor, para aluguer do navio Ilha Azul.
Serão novamente os mesmos barcos a operar, e no caso da nossa ilha, será novamente o “Ilha Azul”, que como todos os graciosenses não se esqueceram, trouxe grandes problemas a todos os níveis para a economia graciosense.
Sobre este assunto, José Aguiar, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse-nos que isto só demonstra que o Governo Regional continua a ter uma má politica em relação aos transportes marítimos de passageiros inter-ilhas.
José Aguiar acrescentou, que quando felicitou o Governo Regional pela iniciativa de reiniciar o transporte marítimos de passageiros, nunca pensou que ao longo dos anos, esta ideia se traduzisse quase num fracasso total, principalmente para a Graciosa.O autarca mostrou-se apreensivo, devido ao facto de ser o mesmo navio, embora ainda seja cedo para tirarmos conclusões, do que vão ser os transportes marítimos de passageiros para a nossa ilha, já que existem vários factores que desconhecemos, como é o caso dos horários.
Navio Ilha Azul, vai seguramente, escalar mais um ano o Porto Comercial da Graciosa, onde este ano acabou por fazer um rombo no casco.

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