O ensino da Matemática registou, nos Açores, ao longo da última década, um “salto qualitativo assinalável”, garantiu, o secretário regional da Educação e Ciência.
Falando na abertura do encontro PROFMAT 2007, que reúne, em Angra do Heroísmo, 500 professores de Matemática de todo o País e alguns estrangeiros, Álamo Meneses sustentou tal afirmação na “crescente procura, por parte dos alunos, de cursos em que aquela disciplina tem papel de relevo” e na taxa de sucesso, que “melhorou drasticamente”.
A título de exemplo, o governante referiu o caso do ensino básico (até ao 9º ano), em que o insucesso em Matemática baixou, na Região, dos 50 para os 10 a 15 por cento.
Álamo Meneses atribui essa melhoria significativa à reorganização do sistema educativo, ao esforço dos professores e à motivação dos alunos, salientando que “hoje a Matemática é ensinada nas nossas escolas como uma disciplina atractiva”.
Para esse êxito contribuiu, também, “um novo paradigma de formação” contínua, que “em vez de transformar os professores em alunos, por uns dias, os reúne a partilhar experiências e a descobrir novos caminhos, como é o caso do PROFMAT”, considerou.
No PROFMAT 2007, que conta com o apoio do Governo dos Açores, vão estar em debate diversos temas da actualidade da Educação e do ensino da Matemática, em particular.
Falando na abertura do encontro PROFMAT 2007, que reúne, em Angra do Heroísmo, 500 professores de Matemática de todo o País e alguns estrangeiros, Álamo Meneses sustentou tal afirmação na “crescente procura, por parte dos alunos, de cursos em que aquela disciplina tem papel de relevo” e na taxa de sucesso, que “melhorou drasticamente”.
A título de exemplo, o governante referiu o caso do ensino básico (até ao 9º ano), em que o insucesso em Matemática baixou, na Região, dos 50 para os 10 a 15 por cento.
Álamo Meneses atribui essa melhoria significativa à reorganização do sistema educativo, ao esforço dos professores e à motivação dos alunos, salientando que “hoje a Matemática é ensinada nas nossas escolas como uma disciplina atractiva”.
Para esse êxito contribuiu, também, “um novo paradigma de formação” contínua, que “em vez de transformar os professores em alunos, por uns dias, os reúne a partilhar experiências e a descobrir novos caminhos, como é o caso do PROFMAT”, considerou.
No PROFMAT 2007, que conta com o apoio do Governo dos Açores, vão estar em debate diversos temas da actualidade da Educação e do ensino da Matemática, em particular.