Traduzir

Rádio Graciosa


13 novembro 2007

2007 tem sido ano de formação intensiva para bombeiros graciosenses.

Os Bombeiros Voluntários da Graciosa estão preparados para prestar apoio às populações no combate a incêndio, inundações, acidentes e calamidades.
Actualmente os operacionais são 36 elementos, dos quais 16 são efectivos e 20 voluntários, que diariamente asseguram os serviços de ambulância e prevenção no aeroporto da Graciosa.
Foi realizada há poucas semanas recruta para novos bombeiros, tendo-se alcançado 13 inscrições, um número significativo, uma vez que habitualmente muito pouco voluntários apareciam para ingressar nos bombeiros do concelho de Santa Cruz da Graciosa.
Carlos Melo, comandante dos Bombeiros, disse à Rádio Graciosa estar satisfeito com esta adesão e falou de todo o processo pelo qual deverão agora passar estes candidatos, que incluirá variados cursos até transformarem-se em bombeiros.
Para a actual corporação 2007 tem sido um ano marcado por muita formação. Segundo o Comandante Carlos Melo, ao longo deste ano tem sido muitas as deslocações a outras ilhas para formação, respeitante aos cursos de salvamento em grande ângulo, condução em emergência, gestão de operações, tripulantes de ambulância e socorro e actualização de cursos já tirados anteriormente.
Para todas as situações de salvamento são também precisos os materiais para as executar, o que segundo Carlos Melo existe sempre necessidades.
Fardamento é sempre necessário, para além do espaço do Quartel estar a ficar escasso para as necessidades, sendo que estarão a chegar viaturas novas ainda antes do final do ano.
Na Graciosa, os bombeiros são muitas vezes chamados para incêndios realizados em pastagens, uma situação que Carlos Melo diz acontecer porque as pessoas realizam as suas queimadas, sem terem as suas licenças e sem tomarem os cuidados necessários quando as efectuam, Uma situação que ocorre com mais frequência na zona do Carapacho.
Quase a terminar o ano de 2007, Carlos Melo diz ter sido um ano muito positivo, em especial porque foi criada mais uma vertente de socorro à população com a criação de operações de salvamento e resgate em locais de difícil acesso e de risco acrescido.
Este ano fica também marcado pela chegada à corporação de novos equipamentos, que vieram colmatar lacunas que havia na área de salvamento na Graciosa.
Bombeiros Voluntários da Graciosa preparados para socorrer a população desta ilha em qualquer situação de perigo.

Twitter Facebook Favorites More