A Comissão Permanente dos Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, visitou a Graciosa no final da semana passada.O objectivo desta visita foi conhecer a realidade da ilha, nas áreas que competem a esta comissão, formada por 6 deputados do Partido Socialista e 4 deputados do Partido Social-democrata.
Foram visitas e realizadas reuniões com inúmeras instituições e entidades da ilha ligadas às áreas de educação, cultura, saúde, segurança social, desporto, ciência e tecnologia, juventude e formação profissional.
A ideia geral que a comissão levou da Graciosa é de que, atendendo à pouca dimensão da ilha e escassa população, existem bons equipamentos sociais e valências.
Claudia Cardoso, presidente da comissão falou de casos específicos, como é o caso da Escola Secundária de santa Cruz da Graciosa e Lar de Idosos de São Mateus, onde existem equipamentos do melhor que se verifica na região.
Apesar das óptimas infra-estruturas e equipamentos, a Comissão dos Assuntos Sociais verificou uma lacuna no que diz respeito à formação, pois apesar dos meios, as pessoas não tem formação necessária para tirar o máximo proveito deles. Uma situação que foi detectada sobretudo, a nível do ensino na Graciosa.
Na área da Saúde, durante a visita ao Centro de Saúde da Graciosa, verificaram que apesar de alguns equipamentos de ponta, o pessoal médico não consegue dar resposta a todas as necessidades da nossa população e um gasto muito grande com deslocações de doentes.
Segundo Claudia Cardoso, esta situação começa a ser colmata com medidas que aos poucos o Conselho de Administração vai mostrando.
Comissão dos Assuntos Sociais vai agora elaborar um relatório, que constará de um levantamento das situações e problemas detectados, que será enviado aos Secretários Regionais das áreas abrangidas pela visita desta comissão.
Todas as ilhas do arquipélago estão a ser alvo de visita por parte desta comissão, sendo que a próxima será a ilha das Flores.



quarta-feira, outubro 31, 2007
Rádio Graciosa