O Líder Parlamentar do CDS-PP Açores, Artur Lima, apresentou esta manhã de quarta-feira, em conferência de imprensa, na cidade da Horta, um Projecto de Resolução que visa colocar a Comissão de Economia do Parlamento açoriano a verificar “as condições em que a empresa TAP presta serviço público aos açorianos”.
Enumerando algumas destas queixas (atrasos ou cancelamentos de voos; falta de assistência em terra aos passageiros dos voos cancelados, ao contrário da SATA Internacional; bagagens extraviadas, danificadas ou violadas; atrasos substanciais nos voos da noite com destino à Terceira; falta de capacidade de resposta nos períodos de maior procura, obrigando à emissão e pagamento de passagem com vários dias de antecedência; não aplicação das tarifas de residente e estudante no voo Terceira-Porto; não aplicação de tarifas promocionais para os passageiros açorianos residentes, ao contrário do que faz para a Madeira, ou nos voos com partida de Lisboa; aplicação da taxa de combustível, agravada sempre em véspera de época alta; taxa de combustível para a carga quatro vezes mais cara que a praticada pela sua parceira SATA e a digitalização ilegal dos documentos dos passageiros e o facto de a TAP não ter uma base de dados legalizada, entre outras), o Presidente e Deputado do CDS-PP nas ilhas consideraram que “a TAP está a proceder ao seu saneamento financeiro através do serviço público que presta para os Açores”.
“A TAP primeiro serve a Europa e só depois os Açores”, acrescentou.
“O serviço público da TAP para a Região é verdadeiramente escandaloso e lesivo dos consumidores das ilhas, que vêem os produtos mais caros que os restantes portugueses”, salientou Artur Lima.
Ora, perante tudo isto, o CDS-PP Açores “com o objectivo de tentar acabar com estes e outros abusos, vai tomar a iniciativa de propor que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove uma Resolução que encarregue a Comissão especializada permanente de Economia, da verificação das condições em que a empresa TAP presta serviço público aos açorianos”.
Enumerando algumas destas queixas (atrasos ou cancelamentos de voos; falta de assistência em terra aos passageiros dos voos cancelados, ao contrário da SATA Internacional; bagagens extraviadas, danificadas ou violadas; atrasos substanciais nos voos da noite com destino à Terceira; falta de capacidade de resposta nos períodos de maior procura, obrigando à emissão e pagamento de passagem com vários dias de antecedência; não aplicação das tarifas de residente e estudante no voo Terceira-Porto; não aplicação de tarifas promocionais para os passageiros açorianos residentes, ao contrário do que faz para a Madeira, ou nos voos com partida de Lisboa; aplicação da taxa de combustível, agravada sempre em véspera de época alta; taxa de combustível para a carga quatro vezes mais cara que a praticada pela sua parceira SATA e a digitalização ilegal dos documentos dos passageiros e o facto de a TAP não ter uma base de dados legalizada, entre outras), o Presidente e Deputado do CDS-PP nas ilhas consideraram que “a TAP está a proceder ao seu saneamento financeiro através do serviço público que presta para os Açores”.
“A TAP primeiro serve a Europa e só depois os Açores”, acrescentou.
“O serviço público da TAP para a Região é verdadeiramente escandaloso e lesivo dos consumidores das ilhas, que vêem os produtos mais caros que os restantes portugueses”, salientou Artur Lima.
Ora, perante tudo isto, o CDS-PP Açores “com o objectivo de tentar acabar com estes e outros abusos, vai tomar a iniciativa de propor que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprove uma Resolução que encarregue a Comissão especializada permanente de Economia, da verificação das condições em que a empresa TAP presta serviço público aos açorianos”.