Traduzir

Rádio Graciosa


12 outubro 2007

Açores vão ter cartografia actualizada do uso do solo.

Os Açores vão passar a ter uma cartografia actualizada do uso do solo nas ilhas realizada com recurso a imagens satélite, anunciou, hoje, a secretária regional do Ambiente e do Mar.
Ana Paula Marques, que falava em Ponta Delgada à margem da reunião com o vice-consejero de Ordenación Territorial, da Comunidade Autónoma das Canárias, Miguel Ângel Pulido, salientou o carácter “inovador” do novo instrumento, desenvolvido no âmbito do SUEMAC, um programa criado com o objectivo de desenvolver um modelo de gestão pública do solo na região Macaronésia.
A iniciativa tem em vista à sustentabilidade dos sistemas ambientais, sociais e económicos, explicou.
Orçado em mais de 180 mil euros, SUEMAC é financiado pela iniciativa comunitária INTERREG III-B, que abrange os Açores, a Madeira e as Canárias.
O encontro entre os governantes insulares serviu, igualmente, para uma abordagem ao projecto LITOSOST - Gestão Sustentável do Desenvolvimento Social, Económico e Ecológico das Áreas Litorais da Macaronésia, que representa um investimento na ordem dos 683 mil euros.
Igualmente financiado pela iniciativa comunitária INTERREG III-B o LITOSOST pretende contribuir para um ordenamento litoral com diminuição da pressão urbana e infra-estrutural e a sua regeneração, recuperação e acondicionamento para o uso e fruição pública.
Com esta iniciativa, o Governo dos Açores procura incentivar práticas que conduzam à gestão sustentável do litoral do arquipélago, onde ao longo dos anos se fixou a maioria da população açoriana, por se tratar de áreas privilegiadas em termos de recursos e de actividades.

Twitter Facebook Favorites More