Traduzir

Rádio Graciosa


12 outubro 2007

Açores são um mundo de oportunidades de investimento no contexto nacional.

“Os Açores destacam-se a nível nacional pelas oportunidades de investimento que proporcionam”, afirmou quarta-feira o vice-presidente do Governo num jantar que reuniu, em Ponta Delgada, um grupo de empresários do Continente que visitam a Região numa missão promovida pelo Executivo, através da Agência para a Promoção do Investimento nos Açores (APIA) e da Associação Comercial do Porto.
Sérgio Ávila aproveitou a ocasião para anunciar que todos os projectos de investimento privado têm despesas ilegíveis a partir de 1 de Janeiro deste ano.
“Com a publicação, esta semana, do programa operacional Pró-Convergêcia podemos afirmar que todas as despesas, desde 1 de Janeiro, podem começar a ser pagas no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio. Os Açores são a primeira região do País a fazê-lo e é importante referir, neste contexto, que na Região, os projectos são aprovados em três meses e os respectivos pagamentos são feitos no espaço de 30 dias”, explicou.
Sérgio Ávila considerou, ainda, que a Região tem muitas razões para atrair novos investimentos, nomeadamente o facto de ter “menor carga fiscal, a taxa de população mais jovem do País, a menor taxa de desemprego nacional, estabilidade politica, económica e financeira, aliada a uma rede estruturante de transportes e equipamentos sociais já concluída e com um Orçamento para 2008 onde é dada primazia à promoção do investimento privado”.O vice-presidente do executivo desafiou, também, os empresários a não temerem investir em áreas que até agora são do domínio público.

Twitter Facebook Favorites More