A UNESCO anunciou ontem que as ilhas de Graciosa e Corvo do Arquipélago dos Açores, foram classificadas como Reserva da Biosfera.A informação apareceu no site da Unesco www.unesco.org, em que é publicada uma lista de 23 lugares de 18 países, entre os quais figuram as ilhas de Graciosa e Corvo, de Portugal.
A decisão resulta da reunião do Comité responsável pela rede de Reservas da Biosfera, que está reunido esta semana, na sede da UNESCO em Paris. O encontro terminou mesmo ontem com o anúncio das candidaturas que foram aceites.
Com esta classificação, Portugal passa a ter três Reservas da Biosfera, sendo que, até agora, o País dispunha de uma única zona com tal estatuto - a Reserva Natural do Paul do Boquilobo, no Continente.
Graças à atribuição deste galardão será possível promover, na Graciosa e no Corvo, soluções para reconciliar a conservação da biodiversidade com o seu uso sustentável, promovendo a manutenção dos valores culturais existentes.
Esta classificação vem, assim, certificar a qualidade ambiental inequívoca de ambas as ilhas, constituindo-se como mais uma oportunidade para justificar a manutenção dos Açores como espaço natural em estado “puro”.
Da responsabilidade da UNESCO, a rede mundial de reservas da biosfera inclui zonas classificadas em todos os continentes, que depois desta novas aprovações são agora constituídas por 529 sítios em 105 países.



sexta-feira, setembro 21, 2007
Rádio Graciosa