Traduzir

Rádio Graciosa


24 setembro 2007

Falta de transportes são a principal conclusão dos participantes na I Bienal de Turismo Subaquático dos Açores.

A I Bienal de Turismo Subaquático dos Açores terminou ontem na Graciosa.
Ao longo da manhã decorreu o 5º e ultimo painel do evento, em que houve uma apresentação do Aquário da Madeira, localizado em Porto Moniz, espaço que realizou o AquaFoto2007.
Ercilia Amorim, directora do Aquário da Madeira, falou-nos da vinda à Graciosa, cujo objectivo foi aprender com o que se faz na Graciosa e deixar o exemplo da Madeira.
O Aquário da Madeira, é um exemplo forte de uma actividade que também pode ser desenvolvida no âmbito do Turismo Subaquático.
Luís Quinta, conhecido fotógrafo subaquático, fez uma apresentação sobre a técnica de tirar fotografias debaixo de água e comportamentos, bem como as características únicas dos Açores para esta actividade. Açores-Ilhas de Diamante, é assim que define o nosso arquipélago, que diz ter universos de zona costeira, mar aberto, cetáceos e mar profundo de grande riqueza, que proporcionam fotografias de grande beleza. Durante a sua apresentação, Luís Quinta mostrou algumas fotografias que tirou durante os 5 dias de estadia na Graciosa, em que participou na Bienal.
A Direcção da AGRAPROME, apresentou pela voz de José Ávila, as conclusões do evento, que durante 4 dias se desenrolou no Centro Cultural da Ilha Graciosa.
Muitas ideias surgiram do evento, entre os quais destacam-se as potencialidades e constrangimentos da Graciosa para o turismo subaquático. Se a Graciosa e os seus fundos tem condições óptimas para este tipo de actividade, por outro lado existem obstáculos, como sejam problemas de logística, sobrecustos nos transportes aéreos dos equipamentos e acessibilidades, bem como a necessidade de novas reservas.
Outra conclusão desta Bienal é a da necessidade de uma maior promoção dos Açores, em especial em eventos da especialidade.
A Agraprome pretende continuar a realizar esta actividade, que à semelhança dos FotoSub se realizará de 2 em 2 anos.
A semana que hoje se inicia será de reflexão e análise do evento, sendo depois emitido um comunicado pela AGRAPROME.

Twitter Facebook Favorites More