Traduzir

Rádio Graciosa


16 maio 2007

Energias renováveis garantem 38 por cento da produção eléctrica dos Açores em 2010

O recurso a fontes renováveis vai permitir assegurar cerca de 38 por cento da produção eléctrica nos Açores dentro de três anos, garantindo a geotermia, 29 por cento da componente renovável.
A informação foi avançada hoje pela eléctrica açoriana, EDA, numa sessão, na central geotérmica da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, em que participaram o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria das Neves, e o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César.
Segundo o presidente da EDA, as renováveis, que garantem já 50 por cento do consumo eléctrico de S. Miguel, beneficiarão de um novo impulso, com a entrada em funcionamento, na Primavera do próximo ano, do parque eólico em construção na Terceira (com uma potência instalada de 4,5 MW) e da central geotérmica desta ilha (12 MW), em 2009.
A entrada em funcionamento destes dois equipamentos evitará o lançamento na atmosfera de 60 mil toneladas/ano de dióxido de carbono, indicou Roberto Amaral, ao sublinhar a importância da aposta regional nas energias renováveis.
O presidente da EDA indicou, também, que a empresa tem já em execução, através da sua participada para a geotermia – a SOGEO -, trabalhos de prospecção com vista à implantação de aproveitamentos nas ilhas do Faial e Pico.

Twitter Facebook Favorites More