Traduzir

Rádio Graciosa


10 maio 2007

Campanha sobre a União Europeia nas escolas do arquipélago

O Governo Regional dos Açores vai lançar, no próximo ano lectivo, nos estabelecimentos de ensino público do arquipélago, escolas profissionais e postos de informação juvenil, uma grande campanha informativa sobre a União Europeia.
A campanha destina-se a incentivar os jovens a conhecer a Europa, bem como os seus mecanismos de decisão, os diferentes organismos europeus e a forma como eles se relacionam com os diversos países e regiões que integram a União Europeia (UE). As acções serão promovidas pelo Gabinete do secretário regional da Presidência em colaboração com a Secretaria Regional da Educação e Ciência.
O anúncio da iniciativa foi feito esta manhã, em Lagoa, pelo secretário regional da Presidência, Vasco Cordeiro, durante uma sessão evocativa do Dia da Europa. Falando para uma plateia constituída por alunos do ensino básico e secundário de diversas escolas da ilha de S. Miguel, Vasco Cordeiro considerou que um dos principais pontos da política regional sobre os assuntos comunitários será marcado pelo lema "Objectivo Juventude" e apelou a todos para que "reflictam sobre o papel dos Açores na Europa de hoje".
"O executivo está apostado no reforço da consciência europeia de todos os açorianos", considerando "imprescindível o envolvimento dos jovens nesta reflexão", afirmou o secretário regional da Presidência, para quem "as novas gerações devem ter consciência que o papel de afirmação dos Açores na Europa não passa apenas por abordar as nossas dificuldades, mas também no destaque a tudo aquilo em que os Açores se diferenciam pela positiva".
Neste quadro, Vasco Cordeiro recordou que "os Açores não estão apenas numa posição de solicitar apoios", mas de quem "tem também algo para oferecer", como o facto de constituir uma ponte entre a Europa e outros países como os Estados Unidos, o Canadá e o Brasil ou de se destacar ao nível do meio ambiente, do mar, entre outras matérias.

Twitter Facebook Favorites More