Traduzir

Rádio Graciosa


08 março 2007

Luís Henrique Silva, Deputado Social-democrata pela Graciosa, interveio no Plenário da Assembleia Legislativa dos Açores.

Luís Henrique Silva, Deputado Social-democrata pela Graciosa, interveio no Plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, na sessão do corrente mês, realizada na Horta.
Foram vários os assuntos focados, relacionados com as jornadas parlamentares do Governo do PSD Açores, aquando da sua visita à Graciosa, em que a desertificação humana, acessibilidades e actividades económicas, foram os temas de debate e critica ao actual governo.
Segundo constatou “ o anunciado desenvolvimento dos Açores tem passado ao lado da ilha Graciosa, uma posição unânime partilhada pelas as nossas autarquias, essencialmente nas acessibilidades e na desertificação humana.”
Acrescentou ainda que, “ os milhões de euros todos os dias anunciados, pelo Governo Regional, e que o governo PSD, já provaram que estes não são verdadeiros, também passam ao lado da Ilha Branca”.A confirmar estas situações, o deputado Social-democrata apresentou aos membros da assembleia alguns números, “ bem reais “. “Para o ano de 2007, tal como transcrito “ as verbas do plano baixam para 2.7% e as verbas para a promoção do investimento e da coesão baixam para 11.3% do total regional.
Luís Henrique Silva, apresentou ainda várias questões, como, “Onde está a política de coesão? Onde param os milhões dos fundos da política da coesão para desenvolver as Ilhas mais pequenas? Onde está a discriminação positiva?” e citámos.
Continuando, o deputado social-democrata, frisou que, “ As acessibilidades de e para a Graciosa, pioram de ano para ano, afirmando que “ em anos anteriores o Governo Regional culpava as empresas operadoras, este ano a culpa é única e exclusivamente do Governo Regional.”
No transporte aéreo de passageiros afirma que “ o custo da tarifa não interessa, mas sim o custo global do bilhete. Uma passagem de ida e volta da Graciosa ao Faial custa 240.75 euros, tanto quanto ir a Lisboa e voltar. É assim que a Graciosa é um destino barato? Obviamente que não, refere o deputado como não é o segundo destino mais barato para a prática do mergulho, como alguns querem fazer crer”, afirmou o deputado Graciosense.
Tal como aqui transcrevemos, Luís Henrique Silva afirma que “ os nossos emigrantes queixam-se da forma como são descriminados, não só pelo custo das passagens, que já é elevado como a uma série de incómodos a que estão sujeitos.”
Luís Henrique Silva falou ainda do facto do areal da Praia não ter sido limpo e do risco que existe resultante do estado da muralha, bem como o atraso para que se faça a remodelação das Termas do Carapacho, bem como de nada se fazer para impedir a desertificação da ilha e de faltarem com apoios aos empresários e a criação de incentivos para a fixação de jovens.”
Na agricultura, Luís Henrique Silva denunciou que esta área “ precisa de investimentos que melhorem a rentabilidade das explorações e a melhoria das condições de trabalho. É urgente proceder ao emparcelamento, construir caminhos de penetração e garantir o abastecimento de água às explorações”, foram estes os assuntos de intervenção apresentados em sessão do Plenário a decorrer no mês de Março, pelo deputado Graciosense do PSD.
O deputado Luís Henrique Silva, em resposta aos comentários, lançados na Assembleia, pelo Secretário da Presidência Vasco Cordeiro e pelo deputado José Ávila a culpar o PSD das polémicas aquando da construção do Porto de Pescas da Graciosa, respondeu às mesmas afirmações confirmando que quem apresentou documentos e movimentou-se contra a construção do mesmo, foi o deputado pelo PS Graciosa, José Ávila e não o PSD.
Confrontado com os argumentos de Luís Henrique Silva acerca do Porto de Pescas da Graciosa, José Ávila, admite a posição que tomou aquando da localização da construção do mesmo, mas admite que actualmente o Porto de Pescas da Graciosa é um dos melhores da Região e que pretende lutar para que aquele Porto seja equipado com material moderno capazes de fazer da lota da Graciosa uma das melhores dos Açores.
José Ávila Deputado Socialista, acerca da critica apresentada na intervenção de Luís Henrique Silva, afirmando que a Graciosa não é o segundo destino mais barato para a prática do mergulho, “como alguns querem fazer crer”, José Ávila desmente tais argumentos, pois confirma que o que afirmou, no plenário de Fevereiro, foi que uma revista da especialidade Francesa trouxe ao público que apenas 8 dos destinos lá descritos eram mais baratos do que o destino Açores, sem nunca ter mencionado a Graciosa.

Twitter Facebook Favorites More