Traduzir

Rádio Graciosa


08 março 2007

Governo promete continuar com investimento na Graciosa.

A ilha Graciosa vai continuar a ser alvo de um amplo leque de investimentos integrados numa estratégia de desenvolvimento coerente e eficaz, de forma a assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos no Programa de Governo.
A garantia foi expressa, terça-feira no Parlamento, por vários membros do executivo de Carlos César, em reacção à intervenção do deputado social-democrata, Luís Henrique Silva, cujas críticas, para o Governo, “não fazem sentido”.
Vasco Cordeiro, secretário regional da Presidência, desvalorizou as críticas feitas no plenário, dizendo que o PSD/Açores “acusa sempre o Governo de lançar dinheiro aos problemas”.
Para o governante, é entendimento do maior partido da oposição que “foi dinheiro lançado às coisas” os investimentos no Porto da Graciosa e na Escola de Santa Cruz da Graciosa, “como se o executivo não estivesse cumprir o seu mandato e os compromissos assumidos junto dos Graciosenses”.
Vasco Cordeiro recordou, ainda, o que considerou ser uma contradição dos social-democratas que, durante a discussão do Plano e Orçamento, “defenderam a concentração de investimentos na ilha de S. Miguel, e, agora, dedicam jornadas à desertificação e à suposta falta de investimento do Governo Regional nas Ilhas da Coesão”.
Por sua vez, o secretário regional da Economia, Duarte Ponte, disse que o custo da tarifa na ligação aérea Graciosa/Terceira nunca foi tão baixo – cerca de 80 euros, para um bilhete de ida e volta –, estando também previsto para este verão, no campo do transporte marítimo de passageiros, “um reforço das ligações com a Graciosa”, que passará a contar com quatro toques semanais.
Segundo referiu, o Governo Regional tem vindo a “elaborar um trabalho gradual que levará, em breve, à construção de um novo hotel na ilha”, avançando, de seguida, para uma nova fase, que será a da promoção das potencialidades turísticas da ilha em diversos mercados.
Ana Paula Marques, secretária regional do Ambiente e do Mar, afirmou, por sua vez, que “vários dos problemas que actualmente se encontram na muralha da Praia” têm origem nas opções tomadas pelo PSD/Açores quando se encontrava no governo.
A governante referiu, a propósito, que o Governo Regional está a cumprir o seu programa, tendo já concluído a protecção dos Fenais, que nos próximos meses será lançada a obra de protecção da orla costeira do Carapacho e que, em estará, também, concretizada a intervenção na Furna do Enxofre.
Ainda no que respeita à Graciosa, Noé Rodrigues, secretário regional da Agricultura e Pescas, destacou, entre outros, o investimento na fábrica de lacticínio da ilha e o esforço que tem vindo a ser feito para o redimensionamento das explorações locais. Por último, Marcelo Pamplona, subsecretário regional das Pescas, declarou que a construção do Porto de Pescas da Praia “sempre teve uma boa recepção por parte dos pescadores” e que a contestação à obra foi essencialmente liderada por deputados social-democratas.

Twitter Facebook Favorites More