Traduzir

Rádio Graciosa


21 março 2007

- Graciosa poderá ter carreiras de transportes público ao fim-de-semana.

Os transportes públicos Graciosenses, são detidos em 82% pelo Município Santacruzense e o restantes 18% por um particular.
Esta empresa publica tem neste momento ao serviço 13 autocarros, dos quais 2 viaturas não estão no activo. A empresa dispõe de 4 autocarros novos e 1 minibus para o transporte turístico.
Quanto ao funcionamento das carreiras desenvolvem-se de segunda a sexta-feira, sendo o principal cliente o ensino público, no entanto poderá ter carreiras de transportes públicos de passageiros aos fins-de-semana.
A noticia foi avançada por José Contente, Secretário Regional da Habitação e Equipamentos, na cerimónia de assinatura dos contratos de concessão de incentivos financeiros ao abrigo do SIRIARTE – Sistema de Incentivos à Redução do Impacto Ambiental e Renovação das Frotas do Transporte Colectivo Regular de Passageiros.
Este governante informou nessa ocasião, que o Governo dos Açores, além de já ter incrementado o transporte nocturno de passageiros na ilha de São Miguel, lançou um concurso para carreiras ao fim-de-semana nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Graciosa, que possam, permitir economias de escala e também conduzir a uma redução de 15 por cento no tarifário.
José Contente lembrou que as empresas de transporte colectivo de passageiros prestam um importante serviço público e que, por isso, o trabalho que desenvolvem deve ser acarinhado e apoiado pelo Governo Regional. Nesse sentido, afirmou que o executivo continuará durante os próximos anos a apoiar a renovação das frotas, mas deixou um desafio às empresas do sector para se ajustarem às necessidades das populações em matéria de horários e de tarifários, aumentarem a segurança e melhorarem a qualidade do serviço público que prestam aos açorianos e visitantes.
Para o Governo Regional os horários dos autocarros devem ser adaptados à realidade do funcionamento das escolas, o que passará a ser tido em conta nos apoios a atribuir no futuro.

Twitter Facebook Favorites More