Traduzir

Rádio Graciosa


05 outubro 2006

- Governo contacta empresas para evacuações médicas aéreas entre as ilhas

O Governo açoriano está a contactar empresas no Continente que queiram assegurar as evacuações médicas aéreas de emergência entre as ilhas depois de a Força Aérea, que actualmente assegura o serviço, ter comunicado um aumento de preços para o dobro.
O secretário regional dos Assuntos Sociais adiantou à agência Lusa que o acordo em vigor entre o executivo açoriano e as Forças Armadas determina o pagamento de 2.300 euros por cada hora de voo realizada pelo helicóptero Puma ou pelo avião C-212 Aviocar em evacuações médicas de emergência no arquipélago.
Recentemente, as Forças Armadas comunicaram às autoridades regionais que, com a chegada prevista até ao final do ano dos novos helicópteros EH-101 "Merlin" à região, passariam a cobrar 4.230 euros por cada hora de voo efectuado entre as ilhas.
A maioria destas operações consiste na transferência de doentes das ilhas mais pequenas para São Miguel, Terceira ou Faial, onde estão localizados os três hospitais dos Açores.
"Estou convencido que vão aparecer alguns privados interessados neste negócio", salientou Domingos Cunha, que adiantou que região paga, anualmente, à Força Aérea cerca de um milhão de euros ao abrigo do serviço de evacuações médicas realizadas entre as ilhas.
Domingos Cunha disse, ainda, que o presidente do Governo açoriano já iniciou contactos com o Ministério da Defesa, estando mesmo agendada uma reunião até ao final do mês, para tentar uma redução das tabelas de preços apresentada.

Twitter Facebook Favorites More