Traduzir

Rádio Graciosa


04 julho 2006

- Conselho de Ilha Graciosa saiu insatisfeito de reunião com o governo por causa dos transportes.


O Conselho de Ilha Graciosa reuniu ontem ao fim da tarde com o Governo Regional para expor as suas preocupações.
Já tinham sido pensados todos os assuntos s colocar à discussão, sendo os mais importantes os relacionados com os transportes aéreos e marítimos, rectificação do PDM de Santa Cruz da Graciosa e medidas urgentes que visem a fixação de pessoas, em especial jovens na Graciosa.
Em resposta a todos os assuntos apresentados, os conselheiros foram informados de que já foi criado um gabinete para estudar e avaliar com vista a fixação de pessoas. Em relação ao PDM ficou a promessa de que o assunto será resolvido em breve. No que diz respeito a estradas e caminhos, José Contente afirmou que na Graciosa já foram investidos 9 milhões de euros em estradas, devendo até ao fim do ano ser asfaltadas as estradas Fenais-Carapacho, Canada das Courelas, Limeira e Porto Afonso. Já o Secretário da Agricultura informou que estão a ser feitos estudos para encontar soluções para fornecimento de água à lavoura que não passe por furos.
A resposta mais esperada foi a de Duarte Ponte sobre os transportes. O responsável pela pasta da economia, afirmou nos transportes marítimos que os horários existentes procuram servir a todos o melhor possível, afirmando ser complicado alterar os horários. Nos transportes aéreos, afirmou que a taxa de ocupação dos aviões como destino à Graciosa é de cerca de 39%, existindo 11 ligações aéreas, são cerca de 3 mil lugares.
Foi essencialmente esta resposta de Duarte Ponte que não deixaram satisfeitos os conselheiros. Segundo Luís Reis, presidente do Conselho, os transportes marítimos com os horários que tem para a Graciosa, fazem com que certos percursos que os graciosenses queiram realizar sejam mais caros do que se forem feitos de avião.
No entanto ficaram satisfeitos com a resposta positiva em relação ao PDM, ficando agora a aguardar o que vai realmente ser feito nos próximos meses.
Conselho de Ilha Graciosa a não ficar satisfeito com as respostas dados pelo executivo açoreano em relação aos transportes.

Twitter Facebook Favorites More