Traduzir

Rádio Graciosa


09 janeiro 2006

É necessário apostar na prevenção e em diagnósticos precoces para que se evite tratamentos mais complicados.

Completam-se em Março, 25 anos da actividade clínica, do médico Vasco Rodrigues, nesta Ilha.
Durante vários anos, foi director do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa.
Iniciou a sua actividade, no então hospital concelhio, em que a filosofia de atendimento processava-se de um modo virado para o atendimento sem o método de prevenção.
A carreira de clinica geral familiar, surgiu tempos depois, aí já os métodos de atendimento viraram-se para uma atitude de prevenção, perante as doenças.
Vasco Rodrigues afirma que para melhorar a saúde e diminuir o número de mortes, é necessário apostar na prevenção e em diagnósticos precoces para que se evite tratamentos mais complicados, o que implica de imediato menos custos.
São estas as principais questões na gestão da saúde, custos que saem dos bolsos dos contribuintes. Daí que cada vez mais seja necessário apostar na qualidade da saúde, mantendo os menores gastos possíveis.
Vasco Rodrigues afirma que há 30 anos atrás, era muito comum morrerem crianças, pois o mito de antigamente serem mais saudáveis, não é bem assim, o que havia era uma selecção natural.
É uma realidade que a nível alimentar, há uns anos atrás, a alimentação era à base de legumes, não era como hoje em dia, que abusamos dos alimentos ricos em gorduras. A parte destes senãos, é um facto que os cuidados de saúde hoje em dia, salvam muitas vidas e essencialmente não é muito comum que uma criança morra.
A saúde na Graciosa, desenvolveu-se muito nos últimos 30 anos.

Twitter Facebook Favorites More