Traduzir

Rádio Graciosa


27 fevereiro 2021

Resumo semanal de 22 a 26 de Fevereiro de 2021

Aprovado Contrato-Programa para o Desporto Aptado na Graciosa


Este contrato visa o apoio para o desenvolvimento da prática regular e organizada de atividades físicas desportivas, no âmbito do projeto Desporto Adaptado, beneficiando utentes do CAO e crianças com necessidades especiais da Ilha Graciosa.

O contrato celebrado entre a Direção Regional do Desporto e a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa tem o valor de 865,80 €.





Mais de 300 Graciosenses já receberam 1ª dose da vacina contra Covid 19


Na primeira fase da vacinação da Covid 19, cerca de 336 graciosenses receberam a 1ª dose da vacina contra a covid-19. 

Nesta primeira fase foram vacinados os mais idosos, residentes e funcionários dos lares, bem como profissionais de saúde e bombeiros.





Regulamento do sistema de partilha de bicicletas elétricas está em consulta pública


A Graciosa terá um sistema de uso partilhado, que, neste momento, contempla 15 bicicletas elétricas e três estações de carregamento e parqueamento, para carregamento de oito bicicletas em simultâneo.

O projeto Ilha Modelo, com especial foco na mobilidade elétrica prevê o reforço da rede de pontos de carregamento para veículos elétricos, o alargamento dos incentivos à aquisição de veículos elétricos a táxis e rent-a-car da Graciosa, o desenvolvimento de uma plataforma de gestão partilhada de frota de viaturas da administração pública e a introdução de viaturas elétricas nos transportes públicos da Graciosa.





Indústria de lacticínios aumentou produção de queijo e de manteiga em 2020


Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, em 2020 foram produzidas cerca de 756 toneladas de queijo, um aumento de 37 toneladas, em relação às 719 produzidas ao longo do ano 2019.

Também a produção de manteiga aumentou, passando das 59 toneladas de 2019, para as 76 toneladas de 2020, num aumento de 17 toneladas deste produto.

Por outro lado, o leite de vaca para consumo público registou uma diminuição, ao passar dos 6.216 litros de 2019, para os 4.941 litros em 2020.





Sport Cube Marítimo celebrou 64º aniversário


Fundado a 24 de Fevereiro de 1957, por gente ligada ao mar, o Marítimo dedicou-se ao desporto, sobretudo ao Futebol, mas também desenvolveu outras modalidades como futsal e xadrez.






Secretaria Regional da Saúde está a constituir equipa que formará o CA da Unidade de Saúde de Ilha da Graciosa


A informação dada à Rádio Graciosa por parte da tutela da Saúde, é de que “nesta altura prosseguem ainda os contactos tendentes à formação desse CA” e o “Secretário Regional da Saúde e Desporto espera anunciar muito brevemente os nomes dos futuros presidente e vogais do Órgão responsável pela gestão da Unidade de Saúde”.

Alguns nomes tem sido falados nos últimos dias, como possíveis membros do novo conselho de administração, no entanto a Secretaria Regional da Saúde não confirmou nenhum desses nomes à Rádio Graciosa.






Assembleia Legislativa dos Açores aprovou votos de pesar pelos falecimentos de Maria Teodora de Borba e António Pais da Silva


João Costa, deputado do PSD eleito pela Graciosa e José Ávila, deputado do PS eleito pela Graciosa, apresentaram votos de pesar pelo falecimento de Maria Teodora de Borba e ao voto de António Pais da Silva apresentado por João Costa, associaram-se os deputados do PS eleitos pela Graciosa.






Assembleia Municipal aprovou propostas do Município por unanimidade 


Na ordem de trabalhos do encontro destacou-se a aprovação, por unanimidade, do contrato interadministrativo a celebrar entre município e junta de freguesia de Guadalupe, que permitirá a substituição do relvado sintético do campo de jogos de Guadalupe. Maria da Conceição Cordeiro, vice-presidente do Município e responsável pela área do desporto, explicou que o investimento será feito a 100% dos cofres do município e que só é possível concretizar com o contrato a assinar, sobre a exploração daquele espaço nos próximos 15 anos.

Das bancadas PS e PSD foram vários os deputados que intervieram neste assunto, para congratular todas as partes envolvidas, por se ter chegado a um consenso, numa altura em que a situação do sintético é urgente. Este contrato passará agora para a autarquia de Guadalupe, para a sua análise e votação em Assembleia de freguesia.

Os deputados municipais aprovaram ainda a 1ª revisão ao orçamento de 2021, integrando o saldo positivo de 2020, no valor de cerca de 200 mil euros, que será empregue no investimento do sintético de Guadalupe.

Foi ainda aprovado o Mapa de Pessoal de 2021, bem como a empreitada da rede do reservatório do Tanque, que beneficia parte da rede de águas das freguesias de Guadalupe e Santa Cruz. Esta obra já era para estar a consignada, mas como o concurso ficou deserto foi necessário refazer o projeto, dividindo-o em duas partes. O valor global é de 1 milhão de euros e o prazo de execução é de 14 meses.






Autarca da Luz pede colaboração do Município para arranjos na Freguesia


No período de intervenção do público, o autarca anfitrião congratulou os avanços nas Canadas da Inês e da Emília. George Ortins solicitou ainda vários apoios, nomeadamente na beneficiação das Canadas dos Amarelos e do Abaixo Fragoso.

O autarca da Luz pediu ainda colaboração do Município para retelho na vigia do Carapacho, bem como na Casa das Lavadeiras da Luz junto ao Campo de Futebol, tendo proposto que aquele espaço fosse cedido à Junta de Freguesia.

O Presidente da Câmara Municipal transmitiu vontade por parte do Município em colaborar nas situações solicitadas, logo que haja disponibilidade de mão-de-obra e condições atmosféricas favoráveis.





Câmara Municipal apoia clubes que tiveram inatividade no Carnaval


Por unanimidade, foi deliberado atribuir um subsídio no valor de 50%, do montante que foi atribuído em 2020, a cada coletividade que organizou e apresentou fantasias de grupo, bailinhos e danças de pandeiro, que na totalidade atinge os cerca de 7 mil e 400 euros.

É ainda concedido um subsídio extraordinário equivalente a 25% do apoio concedido a cada coletividade que apresentou candidatura, sendo o montante total de cerca de 16 mil e 600 euros.

O objetivo deste apoio camarário é “contribuir para a redução de efeitos negativos provocados pelas medidas restritivas, implementadas no âmbito da pandemia da Covid-19".


Twitter Facebook Favorites More