Traduzir

Rádio Graciosa


20 fevereiro 2021

Resumo Semanal de 15 a 19 de Fevereiro de 2021

Hotelaria da Graciosa registou quebras superiores a 50 % em 2020


Analisando o ano de 2020, o total de dormidas na Graciosa foi de 8.596 o que representa -56,30%, do que as 19.673 de 2019. Do total destas dormidas 6.611 foram na hotelaria tradicional, 1.116 em alojamento local e 869 de turismo em espaço rural.

No ano de 2020, o setor hoteleiro da Graciosa registou 269.777 euros de proveitos totais (-56%) e 232.899 euros de proveitos por aposento (-58,3%).





Vereador do PSD sugeriu intervenção em ruas de Santa Cruz


António Reis referiu que à semelhança do que foi feito na Rua Dr. João de Deus Vieira, também é necessário tapar buracos na Rua Dr. Manuel Correia Lobão e na Rua do Marítimo.

Maria da Conceição Cordeiro, Vice-presidente da Câmara Municipal explicou que essa é a intenção do Município, ainda que no âmbito da intervenção da EDA na Rua do Mercado e no Degredo, será feita a beneficiação dos respetivos pavimentos.






Grupo Alma Nova promoveu concerto online naquela que seria a grande noite de Carnaval


Com o cancelamento do Carnaval 2021, devido à pandemia da Covid 19, o grupo Alma Nova promoveu concertos online nas noites de sexta-feira, como forma de lembrar o Carnaval da Graciosa.

Esta segunda-feira, que seria a grande noite de Carnaval, com baile até de manhã, o grupo promoveu a iniciativa Baile Tipo Assalto.







Vento forte deixou estragos na freguesia de Guadalupe


O vento forte que se fez sentir na noite de Domingo, deixou estragos em algumas moradias na freguesia de Guadalupe, mais concretamente nas zonas de Barro Branco, Tanque, Almas e Ribeirinha.

Os estragos ficaram bem visíveis em telhados das habitações, postes de comunicações e até mesmo num tanque de armazenamento de água.

Os habitantes afirmam que “parece ter sido um mini tornado”, que passou por volta das 21:15 do dia 14 de Fevereiro.

Camara Municipal, Junta de Freguesia de Guadalupe e Obras Públicas estiveram no terreno para ajudar as pessoas a recompor as suas habitações, nomeadamente com mão-de-obra.






Painho-de-monteiro- Ave do Ano 2021 beneficiará a Graciosa


Trata-se de uma nomeação e reconhecimento que vai trazer ainda mais publicidade para a Graciosa.

Pedro Raposo, do Serviço de Ambiente da Graciosa, afirma que os valores ambientais são hoje em dia muito valorizados até do ponto de vista económico.

O birthwatching é um nicho de turismo, que tem aumentado na Graciosa.







Abate de bovinos aumentou 10,81% em 2020


Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, em 2020 foram abatidos no Matadouro da Graciosa um total de 994 bovinos, mais 97 animais abatidos (+10,81%), em relação aos 897 abatidos em 2019.

Os animais abatidos resultaram em 245.693 Kg de carne aprovada para consumo.

Um dado muito positivo para a agropecuária da ilha Graciosa, pois num ano marcado pela pandemia da Covid 19, que levou ao cancelamento de festas e das tradições do Espírito Santo, conseguiu manter a tendência de crescimento dos últimos anos.






Junta de Freguesia de Santa Cruz entregou 5 apoios à natalidade


A entrega de cheque-natalidade, no valor de 150€ é um apoio simbólico, que pretende contribuir financeiramente nesta fase inicial de aumento dos agregados familiares da Freguesia de Santa Cruz.

Uma das principais regras do regulamento destes apoios é de que só são permitidas compras efectuadas no comércio local.






Mocidade Praiense consegue certificado para escola de Surf e Bodyboard


O certificado valida a escola até 31 de Dezembro de 2021, sendo reconhecido como treinador para esta época Carlos Queimada, treinador de Nível II.






Governo avança com requalificação do Largo 1º de Dezembro na Luz


O contrato entre a Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações e a Tecnovia foi assinado no passado dia a 9 de Fevereiro de 2021, tem o valor de 55.955,00 euros, acrescido de IVA e um prazo de execução de 150 dias.





Camara Municipal aprova 1ª revisão ao orçamento e novos passos para a empreitada da rede de águas de Guadalupe



O Executivo Camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu de forma extraordinária na Quarta-feira.

No encontro foi aprovada por unanimidade a 1ª revisão ao orçamento de 2021, bem como os mapas de fluxo de caixa e demonstração de desempenho orçamental e ainda alteração ao mapa de pessoal.

Do encontro destacou-se ainda aprovação da assumpção de compromissos plurianuais para a empreitada da rede de abastecimento de água da Freguesia de Guadalupe e parte da Freguesia de Santa Cruz – Zona I. De recordar que a Câmara Municipal prepara o lançamento de novo concurso, depois do primeiro ter ficado deserto. O Município espera conseguir adjudicar a obra o mais breve possível, pois trata-se de um projeto importante para a rede de águas da ilha, que é apoiado por fundos comunitários.

Todas estas decisões passarão por análise e votação na Assembleia Municipal, cuja reunião está já agendada para a próxima Quinta-feira, 25 de Fevereiro.






Onda Jovem lança CD a celebrar 20 anos da banda


O CD, é composto por 8 originais e 2 músicas de karaoke, 6 destas músicas tem letra de Carlos Picanço, incluído a Marcha de Guadalupe, e duas de Fábio Bettencourt, atual vocalista e teclas do conjunto.

O Conjunto Onda Jovem, nasceu no dia 20 de Novembro de 1996 no Sporting Clube de Guadalupe com o intuito de animar os bailes de Carnaval realizados naquela coletividade.







Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa lança investimento na área de desporto que ronda 1 milhão de euros


O Campo Sintético do Municipal de Santa Cruz da Graciosa está orçado em 849 mil euros, a que acresce o Iva, com um prazo de execução de 240 dias e a obra deverá arrancar no segundo semestre do ano.

A empreitada constará de preparação do terreno do antigo campo de treinos e colocação de piso sintético, remodelação de uma pequena bancada e ainda iluminação que permita realização de jogos à noite. Maria da Conceição Cordeiro, vice-presidente do Município, que é responsável pela área do Desporto, garantiu que o campo ficará apto a futebol de 11 e de 7.

Outro investimento relevante é a substituição do sintético do Campo de Guadalupe.

Conceição Cordeiro informou que o investimento ronda os 253 mil euros, com prazo de execução de 90 dias, com início previsto para os próximos meses.

A solução encontrada para aquele campo, que é propriedade da Junta de Freguesia e cujo piso já expirou a validade há muito tempo, foi a celebração de um contrato interadministrativo, que permite que o campo seja cedido à Câmara Municipal durante 15 anos.

O Municipal da Luz também vai ser alvo de investimento, através de colocação de nova borracha, permitindo assim a sua excelente manutenção.

Com este investimento camarário, a Graciosa fica com 3 campos sintéticos de qualidade, à disposição das equipas de futebol da ilha.


Twitter Facebook Favorites More