Traduzir

Rádio Graciosa


29 setembro 2018

Resumo semanal de 24 a 29 de Setembro de 2018

Graciosa com redução de 7,8% nas dormidas de Julho

Na Região Autónoma dos Açores, no mês de julho, os estabelecimentos hoteleiros registaram 236,1 mil dormidas, representando um decréscimo homólogo de 2,2%.
No acumulado de janeiro a julho, as ilhas queapresentaram variações homólogas positivas foram as ilhas do Corvo e do Pico, com variações respetivamente de, 18,4% e 6,0%.
As ilhas de São Miguel, de Santa Maria, do Faial, da Terceira, da Graciosa, das Flores e de São Jorge, apresentaram variações negativas respetivamente de, 0,5%, 0,6%, 0,8%, 1,0%, 2,7%, 3,1% e 3,3%.
No caso da Graciosa a redução de 2,7%, provêem das 8.585 dormidas deste ano, em comparação com as 8.820 dormidas do ano passado, revelam os dados do Serviço Regional de Estatística.
Analisando somente o mês de Julho, a descida é ainda mais acentuada, na ordem dos 7,8%, fruto de menos 184 dormidas em relação a Julho de 2017.
Na taxa de ocupação a descida foi de 3,4% e na estada média de 17,8%.





Serviços Agrícolas promovem curso de pastagens, forragens e utilização sustentável do solo

A formação vai decorrer entre 15 de Outubro e 23 de Novembro e destina-se a agricultores e jovens agricultores.
As inscrições podem ser feitas na secretaria dos Serviços.





Roteiro Religioso e passeios de charrete pela Vila de Santa Cruz marcam Dia Mundial do Turismo

A Direção Regional do Turismo, promove um conjunto de iniciativas em todas as ilhas dos Açores no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinalou quinta-feira.
A comemoração desenvolveu na Graciosa, com um Roteiro Religioso pela Vila de Santa Cruz, passando pela Igreja Matriz, à exposição temporária de memórias conventuais franciscanas nos Açores do Séc. XXI e à torre de São Francisco.
Houve ainda passeios de charrete pela Vila de Santa Cruz, com indicação dos pontos de interesse turístico.





Votação do 1.º Orçamento Participativo dos Açores termina a 30 de Setembro

O período de votação das 154 propostas finalistas do 1.º Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) termina a 30 de setembro, registando-se uma significativa adesão dos Açorianos a esta iniciativa do Governo Regional, tendo já votado cerca de 4.200 pessoas.
Por ilha, existem 34 propostas em votação na Terceira, 26 em São Miguel, 23 em São Jorge, 17 no Pico, 14 na Graciosa, 13 em Santa Maria, 12 nas Flores, 11 no Faial e quatro no Corvo.
Para votar, basta aceder ao sítio do Orçamento Participativo dos Açores (https://op.azores.gov.pt), ou enviar um SMS para o número 3838 com as indicações “OPAZORES (espaço) Número da Proposta (espaço) Número de Identificação Civil”.
Em qualquer uma das formas de votação será necessário indicar todos os números e letras do Cartão de Cidadão ou todos os números do Bilhete de Identidade.
As propostas vencedoras são divulgadas em Outubro.





Deputados Jaime Vieira e José Ávila discutem situação da pesca

O deputado do PSD, Jaime Vieira, alertou para o discurso “demagógico e abusivo” do Governo regional sempre que fala do aumento, este ano, do valor da descarga de pescado em lota. O deputado do PSD/Açores explica que esse discurso “omite, por exemplo, que a captura de atum não reverte na totalidade para os pescadores açorianos”. 
Na resposta, José Ávila, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, diz que “As melhorias no setor das pescas parecem irritar os deputados social-democratas”.





Assembleia Municipal aprovou impostos a cobrar em 2019 e compromissos para investimentos em 2019

A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu na noite de Quinta-feira, nos Paços de Concelho.
No encontro de cárter ordinário, estiveram oito pontos na ordem de trabalhos, que foram todos aprovados por unanimidade.
A 3ª revisão ao orçamento e Plano Plurianual de Investimentos, consta de um reforço em várias rubricas para investimento, destacando-se reabilitação da sala de reuniões dos Paços de Concelho, bem como o lançamento de concurso para a aquisição de nova viatura de recolha de resíduos e de duas carrinhas.
Quanto aos impostos a cobrar em 2019, a derrama vai continuar sem ser cobrada no nosso concelho, tal como acontece desde o 25 de Abril. O IMI vai continuar a ser familiar, com uma taxa de 0,3% e a participação variável do IRS em 2019 vai ser de 3%.
Os deputados municipais aprovaram ainda os compromissos para que sejam lançados concursos para a aquisição de uma viatura de recolha de resíduos. Neste ponto gerou-se uma discussão sobre a necessidade de ser efetuada uma nova campanha de sensibilização sobre a separação e recolha porta a porta, tendo grande parte dos deputados municiais reconhecido que os ecopontos públicos levam a situações de abuso e que por isso, não há necessidade de criar mais na ilha.
Aprovado, foi também o compromisso para a execução de relvado natural no campo de treinos de Santa Cruz, ponto que apesar de ter merecido aprovação por unanimidade foi alvo de grande troca de ideias entre os deputados Rui Melo, Marco Nuno Silva e João Picanço do PSD e José Ávila e Paulo Cunha do PS. Várias deputados alertaram que um sintético seria a opção mais duradoira e de menor manutenção, tendo Avelar Santos explicado que se tratou da opção para o executivo, financeiramente mais viável e reconheceu que a prioridade foi dada ao Pavilhão Municipal, obras de requalificação, em que tiveram que recorrer à banca. A obra do campo vai custar 150 mil euros, num investimento a 100% do município, sem necessidade de recorrer à banca. O campo, em relva natural, vai ter as dimensões legais, que permitem a realização de jogos dos escalões de formação.
No final, foi aprovado o novo regulamento de atribuição das bolsas de estudo. O autarca Manuel Avelar Santos lamentou que durante o período de consulta pública, apenas tivesse havido um contributo e explicou que as grandes mudanças são sobretudo na eliminação de cursos prioritários. As 12 bolsas a atribuir anualmente terão uma prioridade de acordo com a carência dos estudantes e a obrigatoriedade de concorrer à bolsa nacional.





Sata lançou concurso para iluminação da pista

A Sata Gestão de Aeródromos abriu concurso público para a execução da "Empreitada de Instalação dos Sistema PAPI e RTIL nas Pistas 09-27 do Aeródromo da Ilha Graciosa".
De acordo com o anúncio publicado em Jornal Oficial, a empreitada no valor de 210 mil euros e prazo de execução de 270 dias, visa a "instalação dos Sistemas PAPI e RTIL nas Pistas 09-27 do Aeródromo da Ilha Graciosa, com o objetivo de cumprir os requisitos operacionais e de segurança no que respeita à operação de sistemas de sinalização luminosa desta natureza".
Entretanto, decorre a bom ritmo a boa de construção da nova torre de controlo.

Twitter Facebook Favorites More