Traduzir

Rádio Graciosa


11 março 2016

Resumo Semanal de 7 a 11 de Março de 2016

GNR apreendeu 13 quilos de lapas na Graciosa

O Posto Territorial da Praia, na Graciosa, apreendeu no dia 04 de Março, cerca de 13 quilos de lapas.
Segundo nota do Comando Territorial dos Açores, a apreensão ocorreu na freguesia da Guadalupe.
Foram identificados dois indivíduos e as lapas, apreendidas por estarem em período de defeso, foram devolvidas ao mar, por ainda se encontrarem vivas.




Carlos Picanço é o novo presidente da Associação Equestre Graciosense

A Associação Equestre Graciosense reuniu em Assembleia-Geral, no passado dia 28 de Fevereiro.
No encontro, no Picadeiro António Maria da Cunha, tomou posse a nova direcção liderada por Carlos Picanço.
Os novos órgãos sociais da Associação são na Assembleia-geral Luis Soares como presidente, Carlos Brum o Vice-presidente e seguem-se Rodrigo Silveira, Rui Ávila, Sandra Martins e Susana Menezes.
Na direção, Carlos Picanço tem consigo Pedro Raposo, Carlos Melo, Eurico Picanço, João Mendonça e Vasco Rodrigues.
O Conselho Fiscal é composto por Maria Faustino, Sandra Cunha, Sandra Braz, Luísa Silva, Maria Raposo e Rosa Ferraz.




Obra da rede de águas Grotas II inicia-se em Maio

Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse que o projeto já foi aprovado pelo Programa Operacional 2020, novo Quadro Comunitário de Apoio, seguindo-se aprovação pelo Tribunal de Contas, para que a obra se inicia em finais de Abril, inicio de Maio.
O autarca reconhece a importância desta obra, que virá dar melhores condições no abastecimento de água às zonas de Calhau Miúdo, Bom Jesus e Estrada do Aeroporto.
A remodelação da rede de água da zona norte da freguesia de Santa Cruz da Graciosa tem um preço base de cerca de 1 milhão de euros.




Desembarques aumentaram em Fevereiro

Dados do Serviço Regional de Estatística, sobre os transportes aéreos, revelam que no mês transato desembarcaram no aeroporto da Graciosa 1.427 passageiros, mais 142 dos que os registados no mesmo mês de 2015. Nos primeiros dois meses de 2016 chegaram à graciosa, por via aérea 3.099 passageiros, um aumento de mais de 400 passageiros em comparação com o mesmo período de 2015.
Nos desembarques também houve um aumento em Fevereiro, dos 1.282 em 2015, para s 1.544 este ano.
Em Fevereiro a Graciosa foi escalada por 48 aviões que trouxeram cerca de 3 toneladas de carga e quase o mesmo volume de correio. Da ilha saiu por via aérea quase 5 toneladas de carga e 528 quilos de correio.





Avelar Santos representou a Graciosa na BTL 2016

O Município de Santa Cruz da Graciosa esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL 2016 pelo seu Presidente da Câmara.
Manuel Avelar Santos marcou presença neste importante evento turístico, onde também divulgou a Feira Taurina 2016, integrada nas Festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realizam de 12 a 16 de Agosto.





Câmara Municipal pede 600 mil euros de empréstimo à banca

O executivo municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu Segunda-feira, de forma extraordinária.
Os pontos da ordem de trabalhos foram a contração de empréstimos à banca e a 2ª revisão orçamental e plano plurianual.
A 2ª revisão orçamental foi aprovada com abstenção dos vereadores do PSD e foi necessário usar o voto de qualidade da vice-presidente ao verificar-se empate, tal como se verificou nos pedidos de empréstimo, no valor de 400 mil euros e de 200 mil euros.
No caso do empréstimo maior, destinado à obra de remodelação da rede de águas da zona norte de Santa Cruz, a vice-presidente Conceição Cordeiro explicou à vereação social democrata que a autarquia considera a obra urgente, pois se não for executada vai criar muitos problemas no abastecimento de água àquela zona. Questionada por António Reis, a vice-presidente, que liderou a reunião de Segunda-feira, disse que a verba que estava prevista em orçamento era a comparticipação prevista de 85% da empreitada, que agora verificou-se que, não será comparticipada, daí a necessidade de procurar outras fontes de financiamento. Como o município tem capacidade de endividamento, optaram por recorrer à banca.
Os vereadores do PSD apresentaram uma declaração de voto, justificando a abstenção por considerarem o projeto prioritário, mas que não deve ser “pago a qualquer custo, podendo desta forma hipotecar a Câmara Municipal para anos futuros”.
O empréstimo de 200 mil euros, para substituição da cobertura do Pavilhão Municipal, também mereceu abstenção dos vereadores do PSD, porque consideram que a obra podia estar prevista no orçamento por 180 mil euros, de forma a que não fosse necessário pedir empréstimo neste valor, antes de iniciar o processo.




Cinema volta ao Centro Cultural da Ilha Graciosa

A Câmara Municipal adquiriu um novo sistema digital de cinema, que possibilitará a visualização de filmes mais recentes, com maior qualidade e ainda filmes no formato 3D.
As sessões de estreia estão marcadas para os dias 18 e 19 de Março, depois de cerca de 1 ano sem exibição de filmes na Graciosa.
Na Sexta-feira, dia 18, às 21h30, é exibido o filme “SpotLight”, película que ganhou o Óscar de melhor filme 2016.
No Sábado, 19 de Março, matine às 16h30, com o filme de animação “ZooTrópolis”, um filme em 3 D.
A bilheteira abre 1 hora antes da exibição do filme.




Curso de Trabalhos em Escama foi um sucesso na Associação de Pescadores

O curso decorreu na sede da Associação, entre 1 e 11 de Março, em horário pós laboral, 3 horas por dia, com um total de 30h de formação, a cargo da formadora Maria de Fátima Freitas.
Esta formação, é a segunda do género promovida na ilha e resulta de uma proposta apresentada pela Associação de Pescadores, ao Centro Regional de Apoio ao Artesanato, integrando-se no Plano Formativo Hora do Ofício para a Ilha Graciosa no ano de 2016.
Sexta-feira realizou-se a exposição de encerramento do curso, que contou com 10 formandas.
Trabalhos de grande beleza e criatividade puderam ser apreciados e mostraram que daquilo que o mar nos dá podemos aproveitar várias coisas, com beleza e utilidade, tal como referiu o Presidente da Associação de Pescadores Graciosenses.
Teresa Reis do Gabinete da Empresa e Centro Regional de Apoio ao Artesanato na Graciosa, diz que é de todo o interesse do Governo este tipo de iniciativas para dar formação em áreas que podem ser melhor aproveitadas e refrescando algumas que começam a ficar esquecidas.
Até o final do ano estão previstas mais duas formações, uma primeira sobre bordado tradicional e outra sobre patchwork.
A formadora Fátima Freitas espera estas mulheres prossigam com a arte, pois mostraram muita motivação e criatividade.

Twitter Facebook Favorites More