Os Açores têm “uma política de passes sociais claramente adaptada às suas necessidades”.
Vítor Fraga, que falava no debate de um projeto de resolução que recomendava a redução do preço do Passe Social, lembrou que, entre 2011 e o final de 2014, “o crescimento na utilização do passe social foi de 77,5%", acrescentando que foram atingidos "cerca de 19.500 utilizadores, o que cobre 90% dos potenciais utilizadores do passe social”.
O titular da pasta dos Transportes salientou ainda que a diferença que existe entre os Açores e o que se passa no continente e na Madeira é que “o passe de 30 dias, no seu valor máximo, para mais de 80 quilómetros, é 47% mais barato do que no continente e 57% mais barato do que na Madeira".
"O passe mensal para a terceira idade e pensionistas, assim com o passe de desempregado, é 60% mais baixo do que no continente e 68,4% do que na Madeira”, acrescentou.
Vítor Fraga referiu ainda que, ao nível dos passes marítimos, com a introdução do Passe 22, fruto da implementação do Plano Integrado de Transportes, foi registado um crescimento de quase 200% do número de utilizadores de passe.Neste debate, Vítor Fraga considerou "avulsa" a iniciativa legislativa do BE sobre o 'Passe Social Intermodal e Combinado', considerando que "ignora aquilo que é o trabalho necessário a desenvolver para se implementar um processo desta natureza”.
O deputado Ricardo Ramalho, também fez uma intervenção sobre esta matéria, corroborando o que o a tutela tinha afirmado, mostrando que a bancada do PS iria votar contra a iniciativa do BE.