O Parlamento dos
Açores gasta anualmente cerca de sete milhões de euros em remunerações dos
deputados e funcionários e em reformas para a Segurança Social e para a Caixa
Geral de Aposentações.
Os números estão
publicados na conta de gerência da Assembleia Legislativa dos Açores, relativa
ao ano de 2011, aprovada por unanimidade no Parlamento açoriano, e que adianta
que o órgão máximo da autonomia regional registou, num ano, cerca de 11,5
milhões de euros de despesas.
Desse montante, 2,1
milhões destinaram-se a pagar o vencimento dos 57 deputados açorianos, cerca de
1 milhão foram gastos com as remunerações dos funcionários, 650 mil euros nos
subsídios de férias e de Natal e cerca de 500 mil euros em despesas de
representação.
A Assembleia
Legislativa dos Açores registou ainda, no mesmo período, gastos na ordem dos
200 mil euros em ajudas de custo, 160 mil euros em abonos e 114 mil em subsídios
de refeição.
As reformas dos
deputados e dos antigos funcionários do Parlamento somaram, por outro lado,
mais de 2,2 milhões de euros de despesa, dos quais 1,4 milhões referiam-se a
contribuições pagas à Caixa Geral de Aposentações, e outros 800 mil euros à
Segurança Social.
O funcionamento da
sede da Assembleia Legislativa dos Açores e das delegações existentes em todas
as ilhas do arquipélago, teve um custo que excedeu os 2,4 milhões de euros.
Em 2011, o
Parlamento gastou 870 mil euros no apoio à atividade parlamentar, 690 mil em
deslocações e estadas, 420 mil em comunicações, 170 mil euros em material de
escritório, 165 mil em trabalhos especializados (mas não especificados), e 140
mil em encargos com instalações.
Nenhum dos seis
partidos com assento parlamentar (PS, PSD, CDS, BE, PCP e PPM), intervieram, no
entanto, durante a votação da Conta da Assembleia de 2011.
Fonte:
Açoriano Oriental